Devido às fortes chuvas que atingem a região, a Administração Municipal de Cristal do Sul e a Secretaria da Educação, Cultura e Desporto suspenderam as aulas na rede municipal de ensino em todos os educandários durante esta terça-feira, 6. A direção da escola estadual também adotou a mesma medida. A ação visa garantir a segurança dos estudantes, visto que as chuvas são intensas e dificultam o tráfego, principalmente pelas estradas do interior, onde roteiros do transporte escolar estão interditados por alagamentos ou devido a má situação das estradas após o grande volume de chuvas.
Na tarde desta terça-feira, uma equipe ligada a administração municipal se reunirá buscando avaliar a situação e decidir se as aulas voltam na quarta-feira ou continuam suspensas.
No dia 1° de junho o prefeito César de Pelegrin decretou estado de emergência em todo o território do município de Cristal do Sul devido a real situação de perda nas lavouras e transtornos que o alto volume de chuva trouxe à população.