O Governo Federal se prepara para fazer na próxima semana o lançamento do novo Plano Safra. O ministro da Agricultura e Pecuária (Mapa), Carlos Fávaro, confirmou que o Plano Safra 2023/2024 será lançado na próxima semana. De acordo com o chefe da pasta, o programa será robusto o suficiente para atender as demandas do setor do agronegócio.
O lançamento será feito em duas datas: Plano Safra empresarial com lançamento pelo Mapa em 27 de junho e o Plano Safra agricultura familiar com lançamento pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) em 28 de junho.
Já a Cresol Raiz realizou o lançamento do Plano Safra 2023/2024 na última terça-feira, dia 20 de junho com a participação de aproximadamente 500 associados agricultores familiares. O evento ocorreu no Salão Senger’s Eventos, em Frederico Westphalen (RS),
O lançamento do Plano Safra 2023/2024 foi apresentado pelo Presidente da Cresol Raiz e Cresol Confederação Cledir Magri que destacou as linhas de crédito, taxas e mudanças do novo Plano Safra do governo federal, bem como repasses da Cresol Raiz para as atividades agropecuárias, que contam com subsídios de juros da cooperativa para alguns projetos. Durante o evento os associados Adriano da Costa, André Miotto, Amarildo Miotto, Eleandro Tomazi, Ivania Salete Sidloski Troch, Paulo Vicente Torchetto realizaram assinaturas simbólicas de custeio para a próxima safra.
A Cresol Raiz já está recebendo pedidos do novo Plano Safra, portanto os cooperados podem procurar a cooperativa para conhecer as linhas, taxas e limites disponíveis, garantindo assim, sucesso na sua safra.
O Presidente da Cresol Raiz e da Cresol Confederação Cledir Magri que coordenou a apresentação, garante um plano safra com muitos recursos para os agricultores familiares.
“A Cresol Raiz tem tradição de agilidade na liberação de recursos do Plano Safra, buscamos facilitar o acesso a crédito aos produtores rurais para dar a eles e suas famílias as condições de alcançarem uma vida melhor. Esse objetivo se mantém e norteia toda a prática da Cresol até hoje. Inclusive, ajudou a nos tornarmos uma das principais cooperativas de crédito do Brasil”, destacou o presidente.
Magri também destacou a evolução do Sistema Cresol para agilizar a liberação de recursos para seus cooperados.
“A Cresol é especialista em crédito rural e atua no segmento há mais de duas décadas. Ao longo dos anos o sistema buscou ferramentas que garantissem agilidade na liberação de recursos e, a partir disso, ganhou destaque no ranking do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES)” disse o Presidente.
A expectativa do setor é de um montante em torno de 400 bilhões de reais, para o Plano Safra 23/24, contra 340,9 bilhões de 2022/2023.
Com informações da Cresol.