Através de um trabalho de Inter cooperação, o Grupo Creluz está mais uma vez neste ano de 2019, sendo parceiro de várias ações que marcam o dia mundial da ecologia, 05 de junho, a semana internacional do meio ambiente e dia internacional do Cooperativismo, comemorado no primeiro sábado de julho.

Em Rodeio Bonito na Praça Gildo Possamai, foram distribuídas 2.060 mudas de árvores nativas para sombra e frutíferas (pitanga, cereja, uvaia, ingá, ameixa de inverno, araucária, bergamota comum, laranja comum, ypê roxo, ypê amarelo e a guabiroba amarela) produzidas no horto florestal da Creluz, localizado na Linha Tres, interior de Pinhal. O evento foi promovido pelos Poderes Executivo e Legislativo, Emater e com o apoio das Cooperativas, sendo também uma ação alusiva ao dia C de Cooperar.

Passaram pelo local várias entidades como o Grupo da Terceira Idade, Delegacia de Polícia,  APAE, e as Escolas Brincardi, Danilo Irineu Daris e José André Acadrolli. Um número expressivo de associados também visitaram o estande, retirando mudas para o plantio. Uma das espécies mais procuradas foi a bergamota, espécie de fruta rica em vitamina C.

Pela Creluz deram suporte local ao evento o responsável pela gerência Clodoaldo Dallagnesi, o gestor ambiental, Adriano Bossi e o engenheiro ambiental e sanitarista Ronaldo Sartoretto Bagatini, que orientaram o plantio das mudas, adubação correta e podas em épocas certas.

Além desta ação em Rodeio Bonito, o Grupo Creluz também é parceiro da Blitz Ecológica, que acontecerá na Praça da Matriz em Frederico Westphalen neste sábado 08, onde serão distribuídas mais de 500 mudas doadas pela Cooperativa. A Blitz é promovida pelo curso de Química Industrial da URI em parceria com demais entidades.

O presidente do Grupo Creluz, Elemar Battisti, destaca que todos os dias são promovidas ações voltadas a preservação do meio ambiente, não somente com a produção de mudas, mas também através das práticas sustentáveis na geração e distribuição de energia verde implementadas pela empresa e reconhecidas internacionalmente.

Fonte: Edevaldo Stacke/Ascom Creluz