Em reunião que durou cerca de seis horas, o Conselho Geral do Cpers definiu, nesta quarta-feira, que o magistério vai ser orientado a estender a greve até o próximo dia 11, quando o Estado prevê depositar a segunda parcela de pagamento do funcionalismo, de mais R$ 800. A presidente do sindicato da categoria, Helenir Shurer, ainda confirmou que, em seguida, ao fim da paralisação, os professores voltarão a se reunir em assembleia geral. Mais de 400 integrantes do Cpers participaram do encontro, realizado na Igreja da Pompeia.
O Cpers ainda pretende se unir à mobilização de servidores públicos, que vão acompanhar, na quinta-feira, discussões sobre projetos do governo Sartori que já chegaram à Assembleia. Audiências públicas na sede do Parlamento vão tratar de duas matérias: o Plano Plurianual e o PLC 206, que cria a Lei de Responsabilidade Fiscal Estadual, limitando gastos com custeio e atrelando aumentos a realidade da arrecadação.
“Nós vamos pressionar os deputados e lotar o auditório Dante Barone. Queremos a retirada urgente do PLC 206. À tarde, vamos protestar com um ato público, em frente ao Palácio Piratini”, adiantou.
A assessoria de imprensa da Secretaria Estadual de Educação foi procurada, mas a Pasta ainda não se posicionou.
FW e Região
De acordo com o 26° Núcleo do Cpers Sindicato, a adesão de escolas de Frederico Westphalen e região a paralisação dos servidores é considerada boa pela entidade. Segundo a entidade a orientação na região é manter a paralisação também até dia 11.
Em FW seguem a adesão de forma parcial, com turnos reduzidos e com parte dos professores em greve as escolas: Sepé Tiaraju, Ciep, Afonso Pena, Roncalli, Edegar Marques de Mattos e Santo inácio
Com aulas normais: Cañellas e Nossa Senhora de Fátima.
Aderiram 100% ao movimento as escolas dos Distritos de São João do Porto e Castelinho.
Na região: Alpestre, Ametista do Sul, Dois Irmãos das Missões, Taquaruçu do Sul e Planalto estão com todas as atividades paralisadas. Com adesão parcial as escolas de Vicente Dutra, Erval Seco e Palmitinho.
C.P.