Coordenação da campanha de Lula no RS reúne lideranças na região

O deputado Edegar Pretto, que concorreu ao governo do Estado e fez 1,7 milhão de votos, está percorrendo as regiões do Rio Grande do Sul para conversar com prefeitos, vice-prefeitos, vereadores e lideranças. No feriado da quarta-feira (12), ele esteve num encontro da Região Celeiro, em Três Passos, bem como participou de reuniões em Sarandi e Palmeira das Missões, na Zona da Produção. Na manhã desta quinta-feira (13), Edegar se reuniu com representantes de municípios da Região Norte, em Palmitinho.
 
Nas agendas, Edegar reafirmou a resolução do partido sobre “voto zero” em Onyx Lorenzoni. Em relação a Eduardo Leite, o deputado disse que “é muito importante uma sinalização do candidato para que haja um compromisso formal em apoio à campanha de Lula no estado”.
 
Em Palmitinho, integrantes do PT e PDT defenderam a autonomia dos municípios para conversar sobre o apoio dos partidos no segundo turno das eleições. Mesmo sem apoio a Onyx, é consenso que para apoiar Leite é preciso ter contrapartida com a campanha de Lula, dentro da proposta de ampliar a votação do candidato petista à presidência da República.
 
“Este é o centro do debate neste momento decisivo para a democracia do nosso país. Nossa principal tarefa é eleger Lula presidente, e para isso estamos numa grande mobilização com lideranças e apoiadores, com o entendimento de que todos os partidos que não estiveram conosco no primeiro turno, estejam agora”, conclamou Edegar.
 
Prefeitos e vice-prefeitos que nesta semana estiveram em Porto Alegre relataram que na Região Norte integrantes do MDB, por exemplo, votaram nos candidatos Onyx e Bolsonaro no primeiro turno. É essa dissidência que os líderes do campo progressista querem evitar, e reverter ao candidato Lula a votação. A avaliação é que Leite também vai enfrentar essa resistência no segundo turno, e, portanto, se ele quiser ser governador, a votação passa pela esquerda.
 
No roteiro de trabalho, Edegar, que integra a coordenação da campanha de Lula no estado, esteve acompanhado do deputado federal Dionilso Marcon e de seu irmão Adão Pretto Filho, deputado estadual eleito pelo PT. Após a atividade em Palmitinho, Edegar retorna a Porto Alegre, onde participa, às 19h, na Fetrafi, do ato suprapartidário em apoio a Lula e Alckmin.
 
Foto: Leandro Molina