Conselho Federal dos Técnicos Industriais empossa nova diretoria executiva

O Conselho Federal dos Técnicos Industriais (CFT) empossou a Diretoria Executiva da gestão 2022/2026. O Técnico em Eletrônica, Solomar Rockembach, assumiu a presidência da autarquia federal em ato solene realizado nesta sexta-feira (2), em Brasília, durante a 21ª Sessão Plenária Extraordinária. Na oportunidade também foram empossados o vice-presidente, os diretores Financeiro; Administrativo; de Fiscalização e Normas, e os conselheiros federais eleitos pelos estados do Amazonas e Amapá. Todos os mandatos serão de quatro anos.
Conselheiros federais, membros da Junta Governativa do CFT, presidentes dos conselhos regionais que integram o Sistema CFT/CRTs, conselheiros regionais e integrantes da junta governativa do CRT-01 e funcionários, prestigiaram a sessão que marcou a despedida do ex-presidente Wilson Wanderlei Vieira.
Após prestar juramento os eleitos foram empossados pela Comissão Eleitoral Nacional (CFT).

Diretoria Executiva CFT – Gestão 2022/2026
Presidente – Solomar Rockembach
Vice-presidente – Ricardo Nerbas
Diretor Financeiro – José Carlos Coutinho
Diretor Administrativo – Valdivino Alves de Carvalho
Diretor de Normas e Fiscalização – Bernardino José Gomes

Novos conselheiros federais

Amapá
Ronaldo Aguiar de Carvalho (titular)
Wilson de Souza Costa (suplente)
Amazonas
Aderson Costa Pereira (titular)
Eduardo Carneiro Sousa (suplente)
Com a posse dos novos conselheiros federais o Plenário do CFT passa a contar com a representação de todos os estados brasileiros e do Distrito Federal.

Entenda o Sistema CFT/CRTs

O Sistema CFT/CRTs é constituído pelo Conselho Federal e mais 11 conselhos que abrangem as 27 unidades da federação. O CFT e os regionais foram criados pela Lei Federal nº13.639, sancionada pela Presidência da República em 26 de março de 2018. A partir da legislação vigente os técnicos industriais de nível médio, formados por instituições de ensino autorizadas pelo Ministério da Educação (MEC), deixaram de ser fiscalizados pelo Sistema Confea/Crea e passaram a ter as atribuições, campos de atuação e prerrogativas profissionais normatizados pelo CFT, instituído com a finalidade de proteger a sociedade.
Atualmente, mais de 672 mil técnicos estão registrados no Sistema de Informação do Conselho dos Técnicos Industriais (Sinceti), ambiente virtual onde os profissionais emitem os Termos de Responsabilidade Técnica (TRTs) para laboração de estudos ou execução de projetos e serviços em mais de 190 modalidades. Desde 2018 já foram emitidas 194 resoluções e mais de três milhões de TRTs, evidenciando a importância da categoria para o desenvolvimento social e econômico do País.