A Secretaria Municipal de Cultura e Turismo apresenta o currículo dos jurados que serão responsáveis, ao longo das quatro rondas do Carijo da Canção Gaúcha, pela avaliação das músicas que irão subir ao palco do festival. Tratam-se de expressivas personalidades do cenário musical de inspiração nativista, com participação em diversos eventos da área, além de destacada produção artística. Os cinco jurados já irão se reunir nos próximos dias, quando terão uma extensa tarefa a desenvolver: a audição das mais de 600 músicas, e a consequente atribuição de notas às mesmas, por ocasião da triagem. Neste sentido, dentro em breve estarão sendo divulgados os resultados e a comunidade, então, irá conhecer quais serão os trabalhos musicais que irão competir no festival. Conheça cada um deles a seguir:
Juliana Spanevello
Canta desde os 11 anos e tem passagens marcantes em praticamente todos os festivais de música gaúcha no Rio Grande do Sul. Possui mais de 300 músicas registradas em sua voz em discos de festivais e foi inúmeras vezes premiada nestes eventos, com destaque para a Califórnia da Canção, de Uruguaiana, onde recebeu o prêmio de Melhor Intérprete por dois anos consecutivos. Atualmente, possui quatro CDs solo gravados. Participou do CD Mulheres Pampeanas Cantam o Gaúcho, gravado em 2007. Recentemente, lançou o álbum Folclore & Cantoria, que registra o dueto de Juliana com seu marido, o cantor Joca Martins. Ao lado de nomes consagrados no cenário nacional, como Elba Ramalho e Margareth Menezes, teve indicação na categoria Intérprete Regional, pelo álbum Pampa e Flor, ao 22º Prêmio da Música Brasileira, no Rio de Janeiro. Juliana também atua como comunicadora de rádio e apresentadora de eventos.
Nirion Bernardes Machado
Natural de Rosário do Sul, militar do Exército, músico e compositor, participa de festivais nativistas há mais de trinta anos, começando sua trajetória em 1984, na 2ª Gauderiada da Canção Gaúcha. Foi vencedor de duas edições do Carijo da Canção Gaúcha, o 11º Carijo, com a composição “A outra face de um rude peão”, interpretada pelo saudoso César Passarinho, e o 29º Carijo, com a composição “Trindade”. Também foi vencedor em diversos festivais, tais como Gauderiada da Canção Gaúcha, de Rosário do Sul; Tertúlia Nativista, de Santa Maria; Ponche Verde da Canção, de Dom Pedrito; Comparsa da Canção, de Pinheiro Machado; Ronda de São Pedro, de São Borja; Reponte da Canção, de São Lourenço; Coxilha Nativista, de Cruz Alta; Estância, de São Gabriel; e Sinuelo da Canção, de São Sepé, entre outros. Já atuou diversas vezes como jurado e suas composições já foram regravadas por vários intérpretes e grupos musicais.
Samuel Costa dos Santos
Samuca do Acordeon é um dos mais notórios acordeonistas da nova geração de músicos do Rio Grande do Sul. Em um Estado no qual o acordeon possui importante e influente papel em sua música nativista e tradicionalista, Samuca extrapola essa forte tradição e faz de seu instrumento protagonista de um outro gênero musical, o choro. Em seu DVD “Fala agora”, Samuca aborda este antigo estilo musical em uma linguagem contemporânea, com instrumentos elétricos e amplificados (bateria, contrabaixo e teclado), passeando também elo jazz, tango, bossa-nova, chamamé, milonga e samba. Como instrumentista, já acompanhou diversos grupos e artistas, como Tchê Guri, Luiz Carlos Borges, Rui Biriva, João de Almeida Neto, Sérgio Reis, Zezé di Camargo, Gilberto Gil, Yamandú Costa, entre outros. Ao longo de sua carreira recebeu vários prêmios de primeiro lugar e de melhor instrumentista em festivais musicais.
Antonio Leo Rodrigues
Advogado, poeta, compositor e escritor, integrante do grupo criador do Carijo da canção Gaúcha, festival do qual foi presidente por sete edições. Coautor de dezenas de trabalhos que integram discos de festivais nativistas do RS, com diversas premiações. Suas composições já foram gravadas por renomados intérpretes, tais como Cesar Lindemeyer, Adair de Freitas, Raul Quiroga, João Chagas Leite, Juliano Javoski, Alana Moraes, Fátima Gimenes, Os Mateadores, entre outros. Foi jurado na sétima edição do Carijo da Canção Gaúcha; da Coxilha Nativista, de Cruz Alta; da Guyanuba da Canção Nativa, de Sapucaia do Sul; da Mateada da Música Gaúcha, na cidade de São José do Cedro – SC, além de outros eventos do gênero. Léo Rodrigues já foi secretário de Educação e também de Cultura, Desporto e Turismo de Palmeira das Missões, colaborando ao longo de vários anos com a realização do Carijo da Canção Gaúcha.
João de Almeida Neto
Natural de Uruguaiana, músico, cantor, compositor e advogado, considerado pela crítica musical como um dos mais importantes artistas do Rio Grande do Sul, é conhecido como “a grande voz do Rio Grande”, sendo um dos artistas mais premiados em festivais nativistas. Possui mais de 10 CDs gravados e também um DVD, além de acumular dezenas de participações em coletâneas musicais colaborando com diversos artistas. Sua formação incluiu a seresta e a música sul-americana, sendo que em um de seus CDs canta exclusivamente tangos. Lançou show original que integra os ritmos samba de breque e canção, chorinho, música popular brasileira, tangos e composições inéditas, numa releitura através do ritmo do choro, agregando influências de outros estilos brasileiros e internacionais. Entre suas atuações, também se destacam espetáculos com orquestras e shows acústicos, onde recebeu aplausos e reconhecimento em várias cidades.
Assessoria de Imprensa Prefeitura Palmeira das Missões