Confira as pautas em destaque do Legislativo de FW nesta semana

A Câmara de Vereadores de Frederico Westphalen deu mais um passo para a informatização dos processos legislativos nesta sexta-feira, 8. Na oportunidade, servidores, equipe diretiva e estagiários da Casa participaram de uma capacitação com os técnicos de suporte ao usuário da Digifred, Rafael Vendrusculo e Diego Barboza Duarte.

Além de apresentação dos programas “Legislativo Web” e “Protocolo Web”, desenvolvidos pela própria Digifred, também teve início ao cadastramento das informações no sistema, como nomes dos parlamentares e tipos de proposições.

Esse foi apenas o início da implantação do Sistema de Informatização da Câmara de FW, que aos poucos irá substituir o modelo tradicional, resultando em uma economia significativa com a impressão de papel. No ano passado, os edis já haviam recebidos notebooks, que já estão sendo utilizados por alguns parlamentares durante as Sessões.

A implantação será gradativa e contará com a orientação dos técnicos da Digifred e também dos novos servidores da Casa, que foram contratados para auxiliarem neste processo. A próxima capacitação será voltada para os 11 vereadores do Poder Legislativo.

Edis buscam informações sobre políticas públicas de prevenção e combate às drogas no Ministério da Cidadania

Com o objetivo de conhecer as políticas públicas do Governo Federal para auxiliar os municípios na prevenção e combate às drogas, os vereadores de Frederico Westphalen, Jorge Alan Souza e Raul Pazuch da Silva, estiveram no Ministério da Cidadania, no dia 27 de junho. A visita integrou uma série de agendas cumpridas pelos parlamentares junto a técnicos dos Ministérios, no fim do último mês.

Na oportunidade, os edis visitaram a Secretaria Nacional de Cuidados e Prevenção às Drogas (Senapred), onde dialogaram com o diretor de Articulação e Projetos Estratégicos, Helanio Eduardo Cabral Silva. Além de conhecerem as iniciativas da pasta, Souza e Pazuch também tiraram suas dúvidas sobre o programa de destinação de veículos apreendidos no tráfico de drogas, que podem ser repassados para comunidades terapêuticas. “Para que possamos levar essas políticas públicas para nosso município precisamos regulamentar todas as instituições (casas de recuperação) na Portaria Nº 563, para que assim elas estejam habilitadas a receberem os recursos do governo, que podem ser financeiros, veículos e até mesmo imóveis”, detalhou Pazuch.

Também foi debatida a necessidade de serem criados ou fortalecidos os programas municipais ou regionais de prevenção e combate às drogas. “Precisamos unir forças para enfrentarmos esse problema que está prejudicando cada vez mais nossas famílias, principalmente nossas crianças e jovens”, comentou Jorge Alan.

Ao fim do encontro, os edis entregam um ofício pedindo uma atenção da Ministério para a destinação de veículos para as comunidades terapêuticas de Frederico Westphalen e região.

Câmara recebe visita da presidente da Afuca

A presidente da Associação Frederiquense de Umbanda e Cultos Afro (Afuca) Vale dos Orixás, Juliane Coelho Piovesan, visitou a Casa do Povo na tarde desta segunda-feira, 11, onde participou de um diálogo com o presidente da Câmara, Leandro Mazzutti. Além de ações da Afuca, também foram debatidas acerca de algumas demandas da associação.

Sindicato Rural está com inscrições abertas para Curso de Informática Básica

O Sindicato Rural de Frederico Westphalen, por meio do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), irá oferecer um Curso de Informática Básica para pessoas acima de 16 anos. Os interessados poderão se inscrever diretamente na sede do Sindicato Rural, na Rua Monsenhor Vitor Battistella, no Bairro Barril.

O curso, que é gratuito, está previsto para acontecer do dia 15 a 18 de agosto, no Sindicato Rural, sendo que serão oferecidas até 12 vagas. A carga horária é de 32 horas.

Mais informações pelo número (55) 3744-3871.