O candidato do PSDB ao governo do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, já votou no colégio Assis Brasil, em Pelotas, acompanhado de candidatos a deputados. Agora ele acompanha os votos da prefeita de Pelotas, Paula Mascarenhas (PSDB), e do namorado que irá votar em trânsito.
Na sequência, o ex-governador deve ir a um dentista arrumar um dente. A previsão é que acompanhe a apuração na casa dos pais em Pelotas. Em conversa com a imprensa, ele disse que está disposto, caso a população decida por mais quatro semanas de debate. Caso eleito, o tucano afirma ter as escolas gaúchas como prioridade de um segundo mandato.
Mais cedo, em entrevista à Rádio Guaíba, em Porto Alegre, o candidato afirmou estar contente pela campanha realizada na corrida ao Piratini. “Eu sempre digo, estou na política com o sentimento de missão. A gente se apresenta e a população decide”, ressaltou. Em um eventual segundo turno presidencial, Leite pontuou que será feito um diálogo com os partidos aliados para definir um posicionamento.
Onyx Lorenzoni vota em Porto Alegre e diz esperar recuperar o protagonismo do RS
O candidato ao governo do Rio Grande do Sul, Onyx Lorenzoni (PL), votou por volta das 8h30min na Escola João Paulo I, no bairro Ipanema, em Porto Alegre, ao lado da esposa Denise e da candidata a vice, Claudia Jardim (PL). O voto foi acompanhado também pelo postulante ao Senado em sua chapa, Hamilton Mourão (Republicanos), que o recepcionou minutos antes, em frente ao local.
Trajando uma camiseta amarela com os dizeres “Deus, Pátria, Família e Liberdade”, ainda na cabine de votação ele elogiou a foto da vice. “Tá bonita na foto, Claudinha”, falou em meio a um sorriso. Do local, o candidato partiu para Guaíba, onde acompanha ainda pela manhã o voto da esposa e da candidata a vice.
Edegar Pretto vota e fala de esperança em chegar ao segundo turno
Antes, por volta de 8h45min, Pretto acompanhou o voto de Olívio Dutra, liderança histórica do partido e que concorre ao Senado. As duas votações foram acompanhadas por candidatos e representantes da coligação, formada por PT, PCdoB, PSol, PV e Rede. Durante a manhã, assim como no restante da caminha, Pretto falou sobre a necessidade de eleger os nomes do partido para outros cargos também.
“As expectativas são as melhores possíveis. Nosso campo político, mais do que ninguém, merece estar nesse momento da história celebrando a possiblidade do Lula no primeiro turno. Aqui no Rio Grande do Sul queremos eleger de novo, pela sexta vez consecutiva, a maior bancada da Assembleia Legislativa, queremos eleger uma potente bancada federal e Pedro Ruas e eu estaremos no segundo turno. Vamos conquistar uma liderança ainda maior, ainda mais potente para vencermos as eleições sem ódio, sem preconceito e sem rancor, fazer uma reconstrução desse Rio Grande com desenvolvimento parelho, aonde ninguém fique para atrás mas que a mão do estado mais amiga tem que estar com o povo trabalhador, daqueles que mais precisam das políticas públicas.”