
Comunicação em foco: UFSM/FW promove qualificação para servidores e estudantes
Os cursos destacaram a importância da comunicação estratégica da Universidade.
Entre os meses de setembro e novembro de 2025, o Campus da Universidade Federal de Santa Maria em Frederico Westphalen (UFSM/FW), por meio da sua Divisão de Divulgação Institucional (DDI), promoveu capacitações
voltadas à comunicação organizacional. A iniciativa reforça os princípios da Política de Comunicação da Universidade e reconhece a comunicação como elemento estratégico para o posicionamento institucional. Os cursos qualificaram técnicos(as)-administrativos(as) em educação (TAEs), docentes e estudantes, ampliando conhecimentos e aprimorando práticas internas. Formação de porta-vozes, relacionamento com a imprensa, divulgação científica, produção fotográfica e fundamentos da comunicação organizacional estiveram entre os temas abordados.
Segundo Gracieli Fernandes, responsável pela Divisão de Divulgação Institucional da UFSM/FW, a iniciativa reforça o compromisso da UFSM com a comunicação pública e integrada. “Esses encontros foram pensados para fortalecer
a cultura de comunicação dentro do nosso Campus, estimulando práticas mais colaborativas, estratégicas e alinhadas com os valores institucionais da UFSM. A qualificação permanente é essencial para que possamos nos comunicar de forma mais clara, empática e eficiente com a sociedade”, ressaltou.
Os cursos foram ministrados por servidores(as) da UFSM, indo desde conceitos teóricos até oficinas práticas. No dia 19 de setembro, as professoras da UFSM/FW Fabiana da Costa Pereira e Patrícia Milano Pérsigo, juntamente da
coordenadora de Comunicação Social da UFSM, Solange Prediger, ministraram um curso de “Comunicação Organizacional”. Em seguida, no dia 02 de outubro, o técnico em audiovisual da UFSM, Felippe Richardt, realizou a oficina de “Fotografia e Vídeo”.
Já nos dias 15 e 16 de outubro, o assessor de imprensa da UFSM, João Ricardo Gazzaneo e, o jornalista da UFSM, Pedro Pereira, ministraram dois cursos: o primeiro foi voltado ao “Relacionamento com a Mídia”, enquanto o segundo abordou o “Mídia Training”. Por fim, a programação dos cursos de formação foi encerrada no dia 06 de novembro, com um workshop de Divulgação Científica, realizado pelo jornalista da Agência de Notícias da UFSM, Maurício Dias.
