Com cinco jogos atrasados no Brasileiro e brecha no calendário, Inter foca em vaga na Libertadores

Em menos de duas semanas, o Inter foi eliminado de duas copas e viu sobrar apenas o Brasileirão por disputar em 2024. O primeiro turno do campeonato encerrou nesta quinta-feira, mas o Colorado fez apenas 14 das 19 partidas. Os cinco compromissos atrasados ainda não têm data definida pela CBF. O clube estabelece como objetivo lutar por uma vaga na Libertadores de 2025.

Neste momento, o Inter é 13º colocado com 19 pontos, quatro à frente do Z-4. As enchentes que atingiram o RS e a disputa do playoff da Copa Sul-Americana causaram o adiamento de cinco partidas da equipe no certame nacional. Alguns sem perspectiva de quando vão ocorrer.

Dos cinco jogos, três devem ser confirmados em breve. Cruzeiro e Fortaleza não estão mais na Copa do Brasil, e o Juventude não disputa torneios continentais neste ano. Isso facilita o agendamento desses duelos para as datas onde os demais clubes brasileiros jogarão as copas.

Jogos atrasados do Inter no Brasileirão:

  • Cruzeiro x Inter (5ª rodada)
  • Inter x Juventude (6ª rodada)
  • Bragantino x Inter (16ª rodada)
  • Inter x Flamengo (17ª rodada)
  • Inter x Fortaleza (19ª rodada)

Os outros confrontos são mais difíceis neste momento, pois Bragantino e Flamengo seguem vivos em três competições. Os próximos dois meios de semana estão destinados ao torneio mata-mata nacional. Nos dois seguintes, Libertadores e Sul-Americana estarão em disputa.

O time volta a campo neste sábado, contra o Bahia, em Salvador. Posteriormente, o técnico Roger Machado terá uma semana livre para treinamentos – o que não ocorre desde o início de abril – para o confronto com o Palmeiras, no dia 4 de agosto, no Beira-Rio. Até o momento, não há indicativo da CBF que a semana será utilizada para marcar algum dos jogos atrasados.

Sem as copas, o Inter terá o restante da temporada com foco total no Brasileiro, na tentativa de uma retomada. Com 24 partidas pela frente, o time se vê distante do pelotão da frente, embora os jogos atrasados. A distância para o G-6 é de 13 pontos, e 21 para o líder Botafogo.

Embora o mau momento e a sequência de nove partidas sem vitória, o Inter confia em uma resposta imediata nos pontos corridos para se reaproximar do pelotão da frente e brigar por vaga na Libertadores.

– Tenho claro que temos que brigar nas posições de cima, agora só temos essa competição (Brasileirão) e a responsabilidade que o clube te impõe. Ano que vem temos que estar na Libertadores, é nossa mentalidade e é o que queremos – disse Rafael Borré após a eliminação na Sul-Americana para o Rosario Central.

Para o duelo pela 20ª rodada, Alan Patrick, Aránguiz, Fernando, Lucca, Thiago Maia, Vitão e Wanderson, entregues ao departamento médico, estão fora de combate. A novidade na escalação pode ser o meia Gabriel Carvalho, 16 anos, de contrato renovado até 2028.

O Colorado treina em Salvador nesta sexta-feira. Quando voltar a campo, às 20h de sábado, já terá completado 35 dias sem vencer, podendo passar o mês de julho inteiro sem um resultado positivo.

Fonte: ge RS

Foto: Ricardo Duarte/Inter