Uma audiência pública realizada na noite desta quarta-feira,17, definiu detalhes para a implantação da coleta seletiva do lixo em Frederico Westphalen. Membros da comunidade frederiquense, representantes do poder legislativo, executivo e judiciário, assim como representantes das instituições de ensino do município e demais entidades que compõem o projeto Recicla Frederico, estiveram reunidos na Câmara de Vereadores para debater as propostas quanto à implantação da coleta seletiva, que de acordo com a Plano Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), é obrigação dos municípios.
Ao final da reunião, e após várias contribuições, ficou estabelecido que a coleta iniciará em 30 de junho, em um dia que marcado como Dia D, como relata a professora Aline Passini, uma das idealizadoras do Recicla Frederico:
A coleta de resíduo reciclável acontecerá inicialmente as terças e sextas, nos demais dias será a vez do recolhimento do lixo orgânico. Entretanto, essa coleta do lixo seco em um primeiro momento acontecerá apenas no trajeto central da cidade, onde há recolhimento diário, mas para o futuro os organizadores já avaliam a ampliação da rota da coleta seletiva.