Na tarde de terça-feira, 23 de setembro, o Conselho Regional de Desenvolvimento do Médio Alto Uruguai (CODEMAU) realizou uma Assembleia Pública Ampliada para definir a cédula de votação da Consulta Popular 2025. O encontro, sediado no Auditório da URI Campus Frederico Westphalen, reuniu representantes dos 22 municípios da região para selecionar as propostas que buscarão recursos do orçamento do estado para o ano de 2026.
De um total de 39 propostas homologadas, seis foram escolhidas para compor a cédula final. Estas foram selecionadas por representantes dos municípios que integram o CODEMAU. A presidente do conselho, Marcia Faccin, destacou a importância do processo: “todo e qualquer cidadão com domicílio eleitoral na região, poderá votar em uma das 6 propostas e estará ajudando os nossos municípios e a nossa região a acessar importantes recursos públicos”.
As propostas que estarão na cédula de votação, ainda sujeitas à homologação pela Comissão Estadual da Consulta Popular, são:
- Agricultura: Fortalecimento das Cadeias Produtivas (inovação, produção, industrialização, agroindustrialização e comercialização).
- Agricultura: Programa de conservação de solos e água na zona rural.
- Agricultura: Perfuração de poços artesianos, construção de cisternas de captação e armazenamento ou ampliação de rede de água e recuperação de nascentes.
- Turismo: Fortalecimento do Turismo Regional.
- Turismo: Caminhos do Campo – Rota Turística Rural do Médio Alto Uruguai.
- SEDUR: Aquisição de equipamento para pavimentação asfáltica, visando melhorias nas ruas e estradas dos municípios.
Como Votar
A votação da Consulta Popular ocorrerá entre os dias 6 e 10 de outubro em todo o estado. A participação será exclusivamente online, através do site oficial consultapopular.rs.gov.br e também via WhatsApp. Os eleitores da região poderão escolher uma das seis opções e, ao final do processo, as três propostas mais votadas serão eleitas para receber os recursos do orçamento estadual.