Mudanças climáticas, pandemia, eleições pelo mundo, automação do trabalho. Temas como esses, na capa de portais de notícias pelo mundo, são os que especialistas e educadores apontam como prováveis assuntos da redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
A aposta de alguns educadores para o tema da redação da próxima edição do Enem é o Marco Legal de Saneamento Básico. A norma, sancionada em julho pelo governo federal, tem por meta o fornecimento de água potável a 99% da população até 2033 e tratamento e coleta de esgoto a 90%.
Neste ano em que “lockdown” foi escolhida pelo dicionário Collins como a palavra de 2020, a pandemia é séria candidata a tema da Redação no Enem. Mesmo que o tema não seja cobrado diretamente, outras facetas da saúde que vieram à tona com a pandemia podem surgir como tema. A aplicação da tecnologia, com a telemedicina, ganhou destaque em 2020. Reflexões sobre saúde mental e problemas como depressão, cyberbullying e suicídios podem ser solicitadas no exame.
Outra dica que os professores de cursinhos dão é que os alunos fiquem atentos às campanhas realizadas pelo governo federal. Atualmente há uma grande ação visando a denúncia de abuso sexual contra crianças e adolescentes, algo que pode ser analisado. Outros temas em pauta são a valorização do idoso, considerado população de risco e vítima de preconceitos na pandemia, e a violência contra a mulher.
Em contrapartida, os professores acreditam que temas espinhosos devem ficar de fora. “Acho muito difícil que sejam abordadas as questões ambientais. A maior parte dos problemas, como desmatamento, incêndios criminosos e desmonte de políticas de fiscalização, podem depor contra o próprio governo”, afirma. As provas do Enem estão previstas para serem aplicadas nos dias 17 e 24 de janeiro de 2021.
*Terra