O final de outubro trouxe temperaturas inusitadamente baixas para o Sul do Brasil, com registros de geadas em diversas cidades. O levantamento indicou que o frio intenso foi resultado de uma massa de ar polar que atingiu a região após a passagem de uma frente fria. Na madrugada, os termômetros chegaram a marcar valores surpreendentemente baixos para esta época do ano, especialmente no estado do Rio Grande do Sul.
Os municípios de São José dos Ausentes e Cambará do Sul figuraram entre os mais frios, com temperaturas ao redor de 1ºC. Várias outras cidades gaúchas também registraram temperaturas abaixo dos 5ºC, cenário esse pouco comum para o fim do mês de outubro. Esse fenômeno foi notável, considerando-se a média histórica de mínimas para esta época do ano.
Quais cidades sentiram mais o impacto da massa de ar frio?
No Rio Grande do Sul, além de São José dos Ausentes e Cambará do Sul, cidades como Pinheiro Machado, Canela e São Francisco de Paula também enfrentaram frio intenso. Na região metropolitana de Porto Alegre, a queda nas temperaturas foi sentida com 8,9ºC em Gravataí e 10,5ºC na capital, Porto Alegre. Estes valores são comparáveis às médias mínimas históricas de meses tradicionalmente frios, como junho e agosto.
Em Santa Catarina, as temperaturas também caíram significativamente. O Planalto Sul catarinense registrou 4,9ºC em Urupema e pouco acima de 5ºC em São Joaquim e Bom Jardim da Serra. Esta queda tão acentuada nas temperaturas pode ser vista como um evento climático incomum, típico de invernos rigorosos, não desta época do ano.
O que esperar do clima nos próximos dias?
Espera-se que os “Campos de Cima da Serra” no Rio Grande do Sul registrem cerca de 5ºC, enquanto Porto Alegre deverá ter mínimas em torno de 13ºC. A presença contínua deste ar frio tornará as manhãs frias, contudo, sem a mesma intensidade registrada no início do período.
Como se preparar para os impactos do frio atípico de outubro?
Os habitantes das regiões afetadas devem se manter atentos às previsões do tempo e tomar as medidas necessárias para enfrentar o frio, como manter-se aquecido e cuidar de plantas e animais de estimação. Especialmente em localidades onde a agricultura é uma importante atividade econômica, medidas preventivas contra geadas são fundamentais.