Entre quarta (23) e quinta-feira (24), deve ocorrer a formação de uma frente fria e de um ciclone extratropical no sul da América do Sul. As informações são da Climatempo.
Conforme as informações, o quadro se deve a uma acentuada queda da pressão atmosférica sobre o norte da Argentina. Na quinta-feira, o ciclone extratropical chega ao Uruguai e ao Rio Grande do Sul.
Este ciclone extratropical já está chamando a atenção dos meteorologistas porque poderá alcançar uma pressão atmosférica muito baixa no seu centro, com maior potencial para provocar tempestades com ventos muito fortes.
Além do Sul do Brasil, Uruguai, Paraguai, no Centro Norte e leste da Argentina também devem ter uma semana com grande risco para tempestades e ventania. O motivo também é queda de pressão atmosférica muito acentuada e a formação do ciclone extratropical.
Sema
Conforme a Sema-RS (Secretaria de Meio Ambiente e Infraestrutura do Rio Grande do Sul), esse ciclone aliado à frente fria deve trazer chuvas fortes. Elas virão acompanhadas de descargas elétricas, queda de granizo, ventos intensos e tempestades em todo Estado.
As rajadas de vento podem, por fim, ultrapassar os 90km/h nas áreas de instabilidades, e os acumulados ficam em torno de 40 a 50mm/dia na Campanha, Centro, Região Metropolitana e Norte do Estado.
Fonte: Agora RS