Na manhã desta quinta-feira, dia 09, o CPERS – Centro dos Professores do Estado do Rio Grande do Sul – Sindicato dos Trabalhadores em Educação, visitou o 26º Núcleo – Frederico Westphalen com a Caravana do CPERS – na Luta pela Educação Pública. A Caravana leva até a categoria informação e diálogo para decidir os próximos rumos do Magistério e mobilizar a categoria para uma futura greve.
As atividades em Frederico Westphalen começaram cedo. A partir das 7h30min os educadores fizeram visitas às escolas da cidade. Às 9h foi realizada uma coletiva de imprensa, onde a Presidente do CPERS, Helenir Aguiar Schürer, e o Diretor-Geral do 26º Núcleo, Ailton Solano Costa de Lima, responderam perguntas e esclareceram os objetivos da Caravana e as reivindicações da categoria. O plano de carreira, o Piso e o IPE são as principais pautas dos educadores.
A presidente do CPERS explica mais detalhadamente as reivindicações da categoria:
No ano passado faltavam 1500 professores, 540 foram nomeados mas apenas 340 assumiram. Apesar dos 370 contratos emergenciais feitos, ainda faltam mais da metade dos profissionais. Até maio deste ano, 1200 professores se exoneraram. O CPERS busca boas condições da categoria para poder reverter esse quadro de abandono da profissão.
Em agosto haverá uma Assembleia Geral que poderá ser de deflagração da greve ou de continuidade à mobilização.
Após a coletiva foi realizada a plenária com os professores e funcionários de escolas. Durante a tarde a caravana irá visitar os municípios que integram o Núcleo.
Ailton Solano Costa de Lima, Diretor-Geral do 26º Núcleo, fala sobre a importância da união da categoria.
O CPERS está realizando a Caravana em todas as cidades sedes dos Núcleos e hoje está completando um mês na estrada, tendo iniciado em Pelotas. Frederico Westphalen é o 15º Núcleo a ser visitado. Ainda hoje, a Caravana retorna a Porto Alegre para, no dia 14, dar continuidade aos trabalhos em Santa Maria.
Helenir fala sobre os resultados que a Caravana vem trazendo: