Na próxima segunda-feira, 7, tem início a Campanha Nacional de Imunização Contra Gripe. Disponibilizada gratuitamente nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Frederico Westphalen, a campanha abrange inicialmente todos os grupos prioritários. São eles:
- Crianças entre 6 meses e 6 anos;
- Trabalhadores da Saúde;
- Puérperas;
- Professores dos ensinos básico e superior;
- Povos indígenas;
- Pessoas em situação de rua;
- Profissionais das forças de segurança e de salvamento;
- Profissionais das Forças Armadas;
- Pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais (independentemente da idade);
- Pessoas com deficiência permanente;
- Caminhoneiros;
- Trabalhadores do transporte rodoviário coletivo (urbano e de longo curso);
- Trabalhadores portuários
- Funcionários do sistema de privação de liberdade;
- População privada de liberdade, além de adolescentes e jovens sob medidas socioeducativas (entre 12 e 21 anos).
A imunização é de extrema importância no controle de epidemias, além de prevenir complicações que podem levar à internação hospitalar e óbito. Entre os grupos com menor taxa de imunização, estão as crianças. “Em 2024, tivemos o menor índice de adesão à vacina e o maior número de internações decorrentes da gripe”, aponta Rafaela Albarello, enfermeira do Setor de Imunização do município. A profissional enfatiza, ainda, a necessidade de buscar informações sobre a vacinação em portais confiáveis, evitando a disseminação de notícias falsas.
Com cerca de dois meses para o início do inverno, estação onde doenças como a influenza costumam ser mais prevalentes, a campanha acontece em um momento ideal para a população se precaver e fortalecer sua saúde e bem-estar. Neste ano, a vacina ofertada à comunidade é trivalente, protegendo contra três cepas da influenza: H1N1, H3N2 e B. Para receber a imunização, vá até a unidade de saúde mais próxima e apresente seu Cartão SUS e/ou CPF.