O consumo de medicamentos vencidos pode trazer uma série de riscos, entre eles a intoxicação. Ao terminar um tratamento, a melhor coisa é descartar os medicamentos que sobraram. Pensando na dificuldade que as pessoas têm em saber como descartar corretamente os medicamentos que estão vencidos ou sem utilidade em casa, o Rotaract Frederico Westphalen realizará nos dias 10 e 24 de novembro, a segunda edição da campanha Destino Correto, no calçadão da praça da Matriz.
A iniciativa para a realização da campanha de arrecadação de medicamentos, surgiu após os companheiros do clube de serviços pensarem sobre o tema como explica a idealizadora do projeto, a presidente do Rotaract Gabriela Haubert Saraiva: “A ideia surgiu quando vi uma reportagem na televisão no ano de 2016, sobre os danos que o descarte incorreto de medicamentos pode causar ao meio ambiente. Percebi que boa parte da população não tem essa preocupação. Então conversei como o pessoal do clube e juntos resolvemos criar a campanha Destino Correto para conscientizar a comunidade frederiquense para que juntos, possamos evitar esses danos ao meio ambiente”, destacou Gabriela.
Na primeira edição em 2016, a comunidade aderiu à campanha e foram coletados mais de 22 quilos de medicamentos entre comprimidos, pílulas, remédios líquidos e pomadas em dois dias de coleta no centro da cidade. Em seguida, uma empresa especializada no descarte do desse tipo de lixo veio até Frederico para buscar o material.
A participação do clube na conscientização da comunidade, é considerada fundamental para Gabriela: “A falta de preocupação e de cuidado das pessoas com esse problema social, do descarte incorreto dos medicamentos deve ser tratado, pela comunidade, o trabalho do Rotaract é fundamental na intenção de conscientizar as pessoas a terem cuidado especial com esse tipo de lixo, pois pode causar contaminação no solo e na água se não for descartado corretamente”, enfatizou a presidente.
Como vai funcionar a segunda edição da campanha:
Nos dias 10 e 24 de novembro, os rotaractianos estarão na Praça da Matriz coletando os medicamentos da comunidade: “Nós convidamos as pessoas a olharem em casa os medicamentos que estão sem uso e os vencidos e que levem até nosso ponto de coleta nos dias10 e 24. Estaremos recebendo os medicamentos na parte da manhã das 9hs até o meio dia e na parte da tarde, das 13h:30min. até às 15 horas. Em seguida, o clube fará a devida separação e novamente a empresa especializada na coleta desses medicamentos fará o descarte correto”, explicou Gabriela.
Na oportunidade serão coletados comprimidos, pastilhas, pomadas e remédios líquidos. Além do posto de coleta na praça, as farmácias do município também recebem esses medicamentos para que possam ser recolhidos por empresas especializadas neste tipo de coleta.