Com o objetivo de fomentar a doação de livros, por parte da sociedade e da iniciativa privada, para que sejam repassados às escolas municipais de Frederico Westphalen, que atendem atualmente mais de dois mil alunos, o Poder Legislativo aprovou, no último mês, a criação do programa “Leitura Solidária”.
A iniciativa do Projeto de Lei Nº 11/2025 foi do autor Marcos Vinicius Ceratto Cerutti (PL). “Essa simples iniciativa se justifica pelo anseio de fazer despertar na sociedade e na iniciativa privada a prática solidária de dar o acesso à leitura. A prática da leitura fará deles leitores adultos com senso crítico do contexto histórico e social”, destaca o parlamentar.
Os livros doados deverão estar em boas condições de uso e devem ser adequados à faixa etária de alunos pertencentes ao Ensino Fundamental. Os livros inadequados e em condições impróprias para a leitura, como rasgados, sujos, desatualizados ou deteriorados, serão encaminhados para a reciclagem.
Pontos de arrecadação do programa “Leitura Solidária”
Os pontos de arrecadação do programa serão a Câmara de Vereadores, Prefeitura e Secretaria de Educação e Cultura. Nos locais, serão disponibilizadas caixas de papelão com a logo do “Programa Leitura Solidária”, onde deverão ser depositados os livros doados.
Fonte: Assessoria Câmara/FW