Também segundo a Climatempo, a onda de calor seguirá influenciando na elevação das temperaturas em todas as regiões do Estado, pelo menos, até a quarta-feira (12). Meteorologistas ainda alertam para temporais isolados.

Conforme informações da Climatempo, as máximas em Porto Alegre podem chegar aos 40ºC. Há possibilidade, inclusive, de que o recorde de 43,8°C de Quaraí na última semana, seja superado no estado.
 
Na capital do RS há possibilidade de recordes de calor, pelo menos para o ano de 2025. Até o dia 7 de fevereiro, a maior temperatura registrada em Porto Alegre este ano foi de 37,6°C no dia 4 de fevereiro, conforme o INMET.

Calor intenso e temporais

A Climatempo publicou um alerta vermelho, de perigo alto que segue até a próxima quarta-feira, com temperaturas 5ºC acima da média, para todo o RS e áreas de Santa Catarina e Paraná. Segundo o órgão, há riscos para a saúde por conta do calorão. Confira como serão os próximos dias:

 

  • Na segunda-feira (10), o sol deve aparecer entre nuvens durante o dia em quase todo o estado, com poucas possibilidades de chuva.
  • Na terça (11), ainda com sensação de calor intenso, a Climatempo aponta o retorno das instabilidades sobre o sul e leste do RS. Pancadas de chuva deverão ficar entre a região da campanha e o extremo sul, com possibilidade de eventuais temporais localizados, seguidos por fortes ventos, raios e granizo.
  • Já na quarta (12), o dia deve ser marcado por chuva na metade sul do RS, com previsão de alguns temporais. Em áreas do centro-norte do estado, as pancadas de chuva acontecem principalmente a partir da tarde e podem vir acompanhadas por trovoadas.

Onda de calor

Essa já é a segunda onda de calor de 2025. A primeira ocorreu entre os dias 15 e 19 de janeiro.

🔥 A onda de calor é um fenômeno meteorológico que acontece quando uma determinada região registra temperaturas muito acima da média por uma sequência de dias.

 

  • No geral, os meteorologistas estabelecem que, para o fenômeno se configurar, as temperaturas precisam ficar ao menos 5ºC acima da média por um período de cinco dias ou mais.
  • Já o Inmet define uma onda de calor quando há um aumento de 5ºC na temperatura em relação à média mensal, independentemente da quantidade de dias de duração.

Recorde histórico

A cidade de Quaraí, na Fronteira Oeste do RS, registrou 43,8ºC na terça-feira (4). De acordo com a Climatempo, essa é a maior temperatura registrada no Rio Grande do Sul desde pelo menos 1910, quando começaram as medições regulares do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) no estado.

Ainda de acordo com a Climatempo, essa é também a temperatura mais alta registrada no Brasil em 2025. Essa é a terceira vez que Quaraí atinge a marca no ano – antes, havia registrado calor de 42,5ºC, na segunda-feira (3), e 42,4ºC , em 23 de janeiro.

Cuidados com a saúde

A Secretaria Estadual da Saúde (SES) emitiu um alerta orientando profissionais da rede de saúde em relação à proteção à saúde da população durante o período de calor extremo.

O material foi elaborado pelas equipes do Centro Estadual de Vigilância em Saúde (Cevs) e do Departamento de Atenção Primária e Políticas de Saúde (Dapps).

Atenção aos sintomas

Transpiração excessiva, fraqueza, tontura, náuseas, dor de cabeça, cãibras musculares e diarreia são sinais de alerta. Ao sentir esses sintomas, a pessoa deve procurar atendimento nos serviços de saúde de sua região.

Como aliviar o calor

 

  • Aumentar o consumo de água durante todo o dia.
  • Usar roupas leves e de cores claras.
  • Ficar na sombra sempre que puder.
  • Evitar esforço entre 10h e 16h.
  • Tomar banhos frios para refrescar o corpo.
  • Usar protetor solar e acessórios de proteção.

Fonte: g1 RS

Foto: Ronaldo Bernardi/Agência RBS