
Brigada Militar realiza Operação de combate à manutenção de aves silvestres em cativeiro ilegal em Trindade do Sul
A Brigada Militar, por meio do 3º Batalhão de Polícia Ambiental (BPAmb BM), realizou ontem, terça-feira (27/01), Operação de fiscalização contra a manutenção de aves silvestres em cativeiro ilegal, em Trindade do Sul
No município de Trindade do Sul, a equipe do 3ºBPAmb, atendendo a uma denúncia anônima, flagrou em uma residência 13 pássaros silvestres mantidos em cativeiro ilegal. As aves, das espécies conhecidas popularmente por Azulão, Pintassilgo, Trinca-ferro, Bico-duro, Cardeal e Papagaio-verdadeiro, estavam em gaiolas individuais, penduradas na área externa da casa. Os policiais militares também localizaram um alçapão – armadilha utilizada para captura de pássaros diretamente da natureza. O morador não possuía autorização do órgão ambiental competente para criação amadora de passeriformes.
Uma denúncia anônima levou os policiais militares até uma residência da cidade de Cruz Alta. No local, o morador informou à guarnição que era criador de passeriformes e apresentou o Cadastro Técnico Federal (CTF) com o registro das aves. Os policiais militares conferiram os 15 pássaros, que estavam devidamente anilhados e registrados conforme a relação apresentada. Entretanto, a equipe do 3ºBPAmb avistou gaiolas em um galpão nos fundos da residência e, ao inspecionar as gaiolas, foram encontrados 7 pássaros silvestres não anilhados. Logo, diante das irregularidades, todos os 22 pássaros foram resgatados.
Também em Cruz Alta, uma Caturrita presa em uma gaiola foi localizada em uma residência. O morador informou que não possuía autorização para manter a ave silvestre em cativeiro.
Os pássaros silvestres foram resgatados e encaminhados para avaliação médico-veterinária, após poderão ser reinseridos ao habitat natural. As gaiolas e a armadilha foram apreendidas. Os responsáveis por manter os pássaros em cativeiro ilegal foram autuados e responderão por crime ambiental.
Fonte: Comunicação Social 3ºBPAmb