Com um orçamento do município estimado em R$ 160.100.000,00 para o próximo ano, a proposta de Lei Orçamentária Anual (LOA 2023), encaminhada pelo Poder Executivo, foi debatida em audiência pública na Câmara de Vereadores. O encontro ocorreu na segunda-feira, 5, no Plenário Hilário Piovesan e reuniu vereadores, representantes da administração municipal, entidades e comunidade. A audiência foi presidida pelo integrante daComissão de Desenvolvimento Econômico, Fiscalização e Controle Orçamentário (CDEFCO), vereador Giovani Sarturi, e contou com as participações do presidente do Legislativo, Leandro Mazzutti, e do vice-presidente, Belonir Vendruscolo.
O economista e presidente do Conselho Municipal de Saúde, Adriano Reis, também auxiliou os trabalhos explicando ao público que acompanhou de forma presencial ou on-line os objetivos da LOA, da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), que foi debatida na Casa em outubro, e do Plano Plurianual (PPA), discutido ainda em 2021.
Durante a audiência pública, vereadores e comunidade tiraram dúvidas e fizeram questionamentos acerca de algumas demandas, dentre elas, iluminação pública nos bairros carentes, mais investimentos em turismo e em cursos profissionalizantes, aquisição de área para novo distrito industrial e realização de concurso por parte do Executivo Municipal. A população também pode fazer sua contribuição de forma virtual, nas redes sociais da Câmara, com sugestões como, por exemplo, analisar a possibilidade de o município se habilitar na Gestão Plena do SUS.
As sugestões debatidas foram constadas em ata lavrada pelo Poder Legislativo e encaminhada ao Executivo na quarta-feira, 7. Agora, caberá a administração municipal enviar uma mensagem retificativa alterando o projeto da LOA se entender pertinentes as sugestões de alterações propostas pela comunidade.
A votação da LOA 2023 será na Sessão Ordinária da terça-feira, 13, às 19 horas, na Câmara de Vereadores.