O resultado dos trabalhos realizados nas categorias de base do União Frederiquense já começam a aparecer. Após serem selecionados para um período em Portugal, dois jogadores criados nas categorias de base do Leão da Colina foram integrados ao elenco do Grupo Desportivo Chaves-POR, para a disputa do Campeonato Nacional da categoria.
O lateral-esquerdo João Pedro (Ourinhos) e o zagueiro Jefferson já estão há mais de um mês no país e, na última semana, o clube português anunciou o elenco que irá representar a equipe na competição. No total, 26 jogadores integram o elenco do Desportivo Chaves na disputa do Campeonato Português Sub-19.
Para um dos coordenadores das categorias de base do União Frederiquense – e também um dos responsáveis pela parceira do clube, a RZ Sports – Douglas Rinaldi, a integração dos jogadores ao elenco português demonstra a qualidade do trabalho realizado até aqui. “Para nós da RZ Sports é muito gratificante essa notícia que chega lá de Portugal, porque já começamos a colher os frutos desse processo iniciado lá em 2020. Isso só vem a mostrar a qualidade do trabalho no União Frederiquense e é muito gratificante essa parceria com a Varifoot, que vai nos render muito mais pela frente”, ressaltou.
Rinaldi ainda frisa a constante busca pela evolução dos jogadores com a camisa do União Frederiquense. “Seguimos trabalhando em cima dessa proposta de parceria, sempre preocupado com a evolução dos atletas e já os preparando para a próxima jornada, no ano que vem, lá em Portugal. Ficamos felizes por ter encaminhado os meninos para Portugal e com todo o processo, incluindo os meninos que começam a ter chances no profissional também”, disse.
Já para o vice-presidente de esportes amadores do clube, Edison Cantarelli, a parceria entre Varifoot, RZ Sports e União Frederiquense, tem um papel fundamental para o clube.
– A parceria entre União Frederiquense, RZ Sports e Varifoot tem sido muito importante, afinal, estamos conseguindo concretizar nossos objetivos, de nos tornarmos um clube formador de atletas. Apesar de não termos receitas de imediato, fica uma perspectiva de que os atletas possam dar retornos ao clube no futuro e permitir que seja investido cada vez mais nas categorias de base do Leão da Colina. É dessa maneira que vamos consolidar o clube no quesito categorias de base, além de torná-lo saudável financeiramente – destacou.
As categorias de base do Leão da Colina são realizadas em parceria com a RZ Sports. O projeto é uma realização do União Frederiquense de Futebol e conta com o Financiamento de Pró-Esporte RS, Lei de Incentivo ao Esporte RS, da Secretaria de Estado do Esporte e Lazer, Governo do Estado do Rio Grande do Sul. Têm o patrocínio de Farmácias São João, Barril Indústria e Comércio de Ferro e Aço Ltda, Tchê Turbo Provedor de Internet Ltda e Cooperativa Tritícola Frederico Westphalen Ltda – Cotrifred.