Nesta terça-feira, 2 de abril, é celebrado o Dia Mundial de Conscientização do Autismo. A data, estabelecida em 2007, tem por objetivo difundir informações para a população sobre o autismo e assim reduzir a discriminação e o preconceito que cercam as pessoas afetadas por esta síndrome neuropsiquiátrica. Os transtornos do espectro autista (TEA), como o próprio nome sinaliza, englobam uma série de diferentes apresentações do quadro.
Durante essa semana a Associação Regional de Pais e Amigos dos Autistas – “Miguel” promove eventos para a conscientização sobre o tema. No próximo sábado, 06, acontece a 1ª Mateada e Pipocada de Conscientização, espaço para confraternização e troca de vivências. A ação ocorre na Rua Tenente Lira, em Frente ao Sicredi agência Centro, a partir das 8h30mim.
Outro evento programado é o 1º Seminário Regional sobre Autismo, que será realizado dia 26 de abril, no Salão de Atos da URI, em Frederico Westphalen, a partir das 19 horas. Durante o seminário serão debatidos temas como o diagnostico, alimentação e inclusão.
A taxa de inscrição é 10 reais e para os participantes receberão certificados. O Seminário tem apoio da APAE, Uri e Administração Municipal.