A noite desta segunda-feira, 8, foi marcada por uma importante decisão para a classe empresarial de Frederico Westphalen. A partir da realização das Assembleias Gerais Extraordinárias, os associados da Associação Comercial, Industrial e de Prestação de Serviço de Frederico Westphalen (ACIFW) e da Câmara de Dirigentes Lojistas de Frederico Westphalen (CDL-FW) votaram pela união das entidades e criação da Associação Empresarial de Frederico Westphalen. Além da decisão pela unificação, o ato formalizou ajustes no estatuto para dar respaldo legal às mudanças de integração e também formalizá-la, com a aprovação sendo guiada pelo que determina o estatuto vigente, que prevê o ato da Assembleia como ato deliberativo final.

Com a aprovação, a identidade visual será ajustada, mantendo junto da nova logo, a logomarca da ACI e da CDL, preservando suas histórias e legados, pois as duas entidades pertencem a instituições federadas, como a FEDERASUL e a FCDL, e deverão permanecer com este vínculo fortalecendo ainda mais a representatividade. Os associados das duas instituições passam a compor um quadro social único, usufruindo dos benefícios de ambas as entidades e com a economia de apenas uma mensalidade. Bem como, será feita a eleição de apenas uma diretoria – a ser convocada através de edital –, que representará a Associação Empresarial, atendendo as demandas conjuntas e respondendo também por questões junto às Federações.

As entidades esclarecem que todos os eventos realizados anualmente, como a Campanha Show de Prêmios e o Empresas e Empresários do Ano, estão mantidos e fortalecidos com a participação dos empresários integrantes da ‘’Associação Empresarial’’. Além disso, estão mantidos todos os benefícios aos associados, incluindo os descontos em produtos e serviços dos convênios, acesso ao SCPC, vantagens nas locações de salas, prioridade nos estandes da Expofred, descontos em capacitações e treinamentos, além da participação nas campanhas como o Liquida Frederico e Sabadão dos Negócios.

Nas próximas semanas serão feitos os ajustes operacionais entre as entidades, visando a plena integração das equipes e manutenção dos serviços aos associados. Quanto ao patrimônio, cada entidade fez um levantamento individual junto à sua assessoria contábil, entregando mutuamente o documento de modo formal na manhã do dia 4 de fevereiro.  Além dos registros contábeis, o patrimônio de cada entidade foi registrado em ata, a fim de documentar e trabalhar com transparência, respeitando as contribuições realizadas pelas diretorias anteriores.

Processo e histórico da unificação

O desejo de união entre as forças está presente há mais de dez anos na classe empresarial e, conforme apontado pelos presidentes das entidades, no ano de 2020, as entidades aprofundaram o diálogo acerca do processo e, diante deste desejo, em 28 de julho de 2020, ocorreu, formalmente, uma reunião entre as diretorias a fim de alinharem pontos sobre a possível união. A partir desta data, ocorreram diversas reuniões, sendo a ideia aprovada pelos conselhos de cada uma das entidades.

Assim, foram criados grupos de trabalho com integrantes da ACIFW e CDL-FW e realizados estudos sobre a viabilidade de conciliação entre ambas as instituições, “sempre preservando suas identidades, particularidades e ações já desenvolvidas, uma vez que a intenção é fortalecer o lojista, o comércio, a indústria e os prestadores de serviços, desde os microempreendedores, até as grandes potências de nossa cidade”, destaca Yuri Vendruscolo de Souza, presidente da CDL-FW.

O grupo de trabalho, comprometido em realizar o melhor desenvolvimento do processo de união, elaborou um cronograma com as etapas as serem seguidas, sejam elas no âmbito jurídico, financeiro e de comunicação. Também, realizaram uma visita à ACI/CDL na cidade de Maravilha/SC, em 27 de outubro de 2020, buscando referências para o processo de integração, uma vez que o município possui a união de ambas as entidades há mais de 20 anos, gerando maior fortalecimento da classe empresarial.  

Conforme destaca o presidente da ACIFW, Ramir Severiano, “por meio dos estudos e trabalhos realizados, foi possível definir que a união de ACIFW/CDL-FW é um processo extremamente benéfico para a cidade, pois as entidades estão vinculadas pelo mesmo propósito de representar e fortalecer a classe empresarial através do associativismo. Estamos muito felizes com esta união”. Juntas, formam a “ASSOCIAÇÃO EMPRESARIAL DE FREDERICO WESTPHALEN”, tendo como intenção ser reconhecida como entidade de maior representatividade e excelência em soluções para a classe empresarial.

 

*ASCOM