Uma votação realizada nesta quarta-feira (5) aprovou o parecer que prevê o retorno do concurso vestibular e do processo seriado como modalidade de ingresso na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), na Região Central do Rio Grande do Sul. Integrantes do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE) rejeitaram um pedido de vistas do Diretório Central dos Estudantes (DCE), contrário à medida.
Com a aprovação da proposta, as vagas serão distribuídas entre 30% destinadas ao vestibular, 40% através do processo seriado e 30% através do SiSU. A mudança será gradual e, nos próximos três anos, o ingresso será feito com 70% das vagas destinadas ao SiSU e com 30% garantidas pelo concurso vestibular. Isto é, a proposta só entrará em vigor plenamente em 2026.
O DCE defendia a manutenção do ingresso apenas através do Sistema de Seleção Unificada (SiSU). O pedido de vistas feito pela entidade foi reprovado por 32 votos contrários e 23 a favor. O CEPE é composto de 55 integrantes – professores (70%), alunos (15%) e técnicos (15%). Com isso, ficou aprovado o parecer inicial da comissão, que prevê a volta do concurso vestibular e do processo seriado, que consiste em três provas feitas ao longo do Ensino Médio junto a estudantes.
“É praticamente fechar as portas da universidade novamente para esses estudantes que vêm de outros cantos do país […] e que até o momento tinham essa oportunidade”, diz Luiz Boneti, coordenador do DCE.