Entre os dias 21 e 28 de agosto acontece a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla que tem como objetivo abrir debates e colocar a sociedade em reflexão no dever da igualdade para inclusão. Neste ano a temática principal é “Família e pessoa com deficiência, protagonistas na implementação das políticas públicas”. 

Para marcar este período, a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Frederico Westphalen (Apae/FW) vem realizando diferentes ações envolvendo os estudantes da instituição e também a comunidade em geral. A diretora da Apae, Adriana Oliveira, fala sobre a  Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla e destaca sobre a temática deste ano: 

.
A abertura das atividades aconteceu na terça-feira, 21, com uma missa na Capela do Bairro Aparecida para os alunos e seus familiares, após houve atividade de integração com almoço no ginásio da Apae, além da Exposição de Fotografias realizadas pelos alunos através de uma oficina ministrada pela CUFA/FW.

Além disso, foram realizadas gincanas na escola e uma roda de conversa onde participaram equipe técnica, professores da instituição e professores convidados da rede municipal, estadual e particular de FW. Na tarde desta quinta-feira, 23, os alunos participaram de uma sessão de cinema realizada também pela CUFA/FW. Na noite de hoje acontece ainda uma mesa redonda que abordará o tema “Família e políticas públicas: a inclusão eficiente no espaço universitário”  a partir das 19h no auditório da URI/FW.

A programação segue nesta sexta-feira, com apresentação de teatro e inauguração do Ginásio da Apae de Seberi. Já na segunda e terça-feira, para encerrar as atividades, haverá apresentações artísticas na escola e um piquenique para os alunos.