Nova estrutura, que recebeu o nome de Camile Bellenzier Piaia, é resultado de um investimento de R$ 1,3 milhão e permitirá a separação dos serviços de saúde e assistência social dos atendimentos educacionais.
A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Frederico Westphalen celebrou um marco em sua história com a inauguração de seu novo Centro de Atendimento em Saúde (CAS), em uma cerimônia realizada na tarde da última sexta-feira, 19 de setembro. A nova estrutura, que leva o nome de Camile Bellenzier Piaia, representa um investimento de aproximadamente R$ 1,3 milhão e tem como objetivo principal aprimorar e expandir os serviços prestados a mais de 200 usuários e suas famílias.
O novo prédio abrigará os serviços de saúde e assistência social da instituição, permitindo que a sede antiga seja dedicada exclusivamente às atividades educacionais da Escola de Educação Especial. Essa separação dos espaços proporcionará melhores condições de trabalho para os profissionais e um atendimento mais qualificado e direcionado às necessidades específicas de cada usuário.
O Centro de Atendimento em Saúde contará com uma equipe multidisciplinar especializada, inclusive no atendimento a pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), consolidando o papel da APAE de Frederico Westphalen como gestora do Centro Regional de Referência em Transtorno do Espectro Autista (CRR 15).
A concretização deste projeto foi possível graças a uma união de esforços que envolveu doações da comunidade, recursos próprios da entidade e verbas do Programa Pró-Social do Governo do Estado do Rio Grande do Sul. O apoio de empresas patrocinadoras, como Bakof Plásticos e Tcheturbo Provedor de Internet, também foi fundamental para a captação de recursos. Além disso, a instituição promoveu ações beneficentes, como o sorteio de joias, para angariar fundos para a aquisição de móveis e equipamentos para o novo espaço.
Durante a cerimônia de inauguração, a presidente da APAE, Vera Bertoletti Mendonça, destacou a importância da nova estrutura para a qualificação dos atendimentos. “Este é um sonho que se realiza e que representa um grande avanço para a nossa instituição. Com o novo Centro de Atendimento em Saúde, poderemos oferecer um serviço ainda mais completo e especializado, promovendo a inclusão e a melhoria da qualidade de vida de nossos usuários”, afirmou.
A APAE de Frederico Westphalen atende não apenas o município, mas também pessoas de cidades vizinhas, sendo uma referência regional no atendimento a pessoas com deficiência intelectual e múltipla. A inauguração do novo espaço reafirma o compromisso da instituição em oferecer um serviço de excelência e em constante evolução para a comunidade.
Foto: Jornal O Alto Uruguai