Ano letivo pode começar com paralisação nas escolas estaduais

O CPERS/Sindicato está organizando uma paralisação para o primeiro dia letivo das escolas estaduais, na segunda-feira, dia 29. A orientação é de que nenhuma escola abra as portas e todos participem do Dia Nacional de Paralisação pela Educação. O objetivo da ação é mostrar a união dos educadores, pais, alunos e comunidade, buscando uma melhor política de educação pública.

Em Porto Alegre será realizada uma Aula Cidadã ao ar livre em frente ao Palácio Piratini. A partir das 13h30min as pessoas se reunirão no Largo Glênio Peres e, de lá, será realizada uma caminhada até o Piratini.

Em Frederico Westphalen, a adesão das escolas ainda é incerta, já que cada uma tem autonomia para decidir. O assunto está sendo discutido nas reuniões pedagógicas ao longo dessa semana e é provável que a decisão seja conhecida apenas na segunda-feira. Sendo assim, os pais podem levar seus filhos à escola e lá, caso haja a paralisação, eles serão orientados sobre.

Um ato de greve nacional está marcado para os dias 15, 16 e 17 de março, antecedendo a Assembleia Geral do Sindicato, marcada para o dia 18 de março. Na Assembleia serão discutidos temas como a reforma da Previdência, defesa dos Pisos dos professores e dos funcionários de escola, defesa do IPE e a continuidade da greve.

A partir da primeira semana do ano letivo é provável que as escolas de Frederico se organizem e retornem com um posicionamento quanto a adesão a essa greve.