No dia em que o Laboratório da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Campus de Palmeira das Missões, atingiu a marca de mil testes realizados para Covid-19, a luta contra a pandemia no norte gaúcho teve outra vitória significativa; a união de esforços entre varias entidades para a conquista de um importante investimento.
Através da parceria entre a Associação dos Municípios da Zona da Produção (Amzop), a Sicredi Alto Uruguai RS/SC/MG e Sicredi Região da Produção RS/SC/MG, foi possível a aquisição de um extrator molecular para ampliar a capacidade de testagem para o coronavírus do Laboratório da UFSM em Palmeira das Missões.
Na segunda-feira, 15, um encontro no Auditório do Campus da Universidade em Palmeira das Missões marcou oficialmente a entrega do aparelho, com visitação das autoridades aos laboratórios. A reunião contou com número reduzido de participantes e seguiu as orientações de prevenção ao contágio da doença.
O presidente da Amzop, prefeito de Rodeio Bonito, José Arno Ferrari, destaca a importância desta grande parceria entre instituições para a realização dos exames em Palmeira das Missões, proporcionando aos municípios mais agilidade no enfrentamento a pandemia, com o objetivo de preservar vidas e reduzir prejuízos econômicos.
O diretor do Campus, professor Rafael Lazari, lembra que a UFSM está muito comprometida com esta causa e que os exames realizados em Palmeira das Missões utilizam material e mão de obra de alta qualidade integrando a rede do Laboratório Central do Estado (Lacen/RS).
Irajá Turquetto, gerente regional da Sicredi Alto Uruguai, salienta que para a Cooperativa este é um momento muito marcante no enfrentamento a pandemia e reflete a preocupação com as pessoas, sendo esta a grande prioridade da instituição.
O prefeito de Palmeira das Missões e presidente da Famurs, Eduardo Russomano Freire, e o presidente do Consórcio de Saúde (Consin), prefeito de São José Das Missões, Silvio Pedrotti, além de professores da Universidade e representantes do Lions Clube também participaram do encontro.
*Ascom/Amzop
(Foto: divulgação)