Idealizada pelo Grupo Mulheres do Brasil, presidido pela empresária Luiza Trajano, juntamente com empresários do país como Walter Schalka, do grupo Suzano, Paulo Kakinoff, da Gol, José Carlos Brega, da Whirlpool, Eduardo Sirotsky Melzer, da EB Capital, Betânia Tanure, da BTA, entre outros, a iniciativa tem o propósito de acelerar o processo de vacinação de todos os brasileiros contra o coronavírus. A Associação Empresarial ACI/CDL de Frederico Westphalen (AEFW) se uniu à Federasul para apoiar o movimento nacional que, neste mês, chegou ao Rio Grande do Sul.
O foco principal é identificar gargalos no país, nos Estados e em cada um dos municípios do Brasil que possam atrasar a vacinação, como problemas de logística, transporte e armazenamento da vacina, contribuindo com o Programa Nacional de Imunização, liderado pelo governo federal. Além disso, o Unidos pela Vacina se propõe a organizar uma rede de apoiadores que contribua para mitigar esses obstáculos. Ou seja, construir as pontes entre a sociedade civil e o poder público, acelerando o processo de vacinação no país.
Confira abaixo algumas perguntas e respostas que detalham o movimento:
ELE TEM ALGUM FUNDO POLÍTICO?
Não. É iniciativa apartidária e sem fins comerciais.
A INICIATIVA PRETENDE TAMBÉM SE ENVOLVER COM A COMPRA DOS IMUNIZANTES?
Esse não é o foco da articulação. A compra e a aplicação da vacina é uma responsabilidade dos órgãos públicos. O movimento trabalha para apoiar que os imunizantes cheguem mais rapidamente nas pontas.
QUAIS SERÃO AS FASES DO PROJETO NO RS?
O movimento está na fase de mobilizar prefeitos e secretários de Saúde para traçar um diagnóstico de quais são as dificuldades para garantir aplicação imediata tão logo haja imunizante disponível em larga escala. Para isso, uma pesquisa elaborada pelo movimento precisa ser preenchida pelos municípios. Essa etapa é liderada pela Famurs e pelo Grupo Mulheres do Brasil. Até o momento, o Unidos pela Vacina já levantou dados de 2.042 dos 5.570 municípios brasileiros, dos quais apenas 31 fazem parte dos 497 gaúchos. A meta é atingir 100% dos municípios até o final de março.
ONDE ESTÁ O FORMULÁRIO DESSA PESQUISA?
Abaixo o link do formulário com as instruções:
Prefeituras – 3 Passos para responder a Pesquisa
Passo 1: OUÇA vídeo da Luíza Helena
Passo 2: LEIA Tutorial abaixo para entender as perguntas
Passo 3: CLIQUE no Link abaixo para responder a pesquisa
* Na última pergunta da pesquisa, clicar ENTER e os dados vão para nosso banco de dados.
Link da pesquisa: https://pt.research.net/r/TodosPelaVacina
DE QUE FORMA POSSO AJUDAR?
O Unidos pela Vacina desenvolveu uma plataforma (https://unidospelavacina.miisy.com/) que conecta a iniciativa privada com o poder público e pode ser acessada por quem deseja participar do projeto. Nesse espaço, o movimento disponibiliza as informações das necessidades e as empresas fornecem diretamente os bens e serviços.
Qualquer um, pessoa física ou pessoa jurídica, pode entrar, cadastrar-se como doador para visualizar ou para adotar um município ou Estado. Doadores podem selecionar um município, um Estado ou um item para colaborar:
Assista o tutorial (https://www.youtube.com/watch?v=kEtxx6eq_wY)
2. Faça o cadastro da sua empresa (https://unidospelavacina.miisy.com/)
Perfil no Instagram em: @unidospelavacina
No RS, instituições, entidades, empresas, ONGs podem participar, entrando em contato pelo e-mail: rs@unidospelavacina.org.br. Estados e prefeituras, pelo prefeitura@grupomulheresdobrasil.org.br. Comunicação e parcerias, pelo
euapoio@unidospelavacina.org.br.
POSSO DOAR DINHEIRO?
A premissa do movimento é não receber doações em dinheiro ou operar esse processo.
*Divulgação AEFW