A manhã de sexta-feira, 19, foi marcada pela entrega de um ofício da Associação Empresarial ACI/CDL de Frederico Westphalen ao prefeito José Alberto Panosso. A reunião também contou com a presença dos secretários municipais e do assessor jurídico da prefeitura. O documento entregue ao prefeito apresenta a grande preocupação da entidade sobre o quadro econômico e de saúde gerado pela pandemia, em especial ao futuro dos empregos e das empresas.
Conforme declarado pela AEFW no ofício, “recebemos diuturnamente solicitações de empresas associadas ou não, para que a Associação adote providências para contribuir nestes dias difíceis. Mantemos constante diálogo com tais empresas, especialmente aquelas que exercem atividades ditas ‘não essenciais’ para entender a realidade de cada uma, ouvindo atentamente os clamores que nos são dirigidos, a fim de contribuir na busca das soluções que elas mais necessitam”.
Entre as solicitações encaminhadas está: a suspensão de ações de cobranças administrativas de créditos tributários e não tributários pelo prazo de 60 dias; a prorrogação do prazo de validade das certidões negativas de débitos com o Poder Executivo Municipal em 60 dias; a prorrogação para 01 de junho de 2021 do vencimento de pagamento de taxas de alvarás expedidos no presente exercício financeiro e que ainda não tenham sido pagos; a prorrogação das validades dos alvarás; a inclusão dos professores no grupo prioritário da vacinação, viabilizando as condições sanitárias para que as creches e escolas retomem suas atividades, condição, essencial para que os pais, trabalhadores nas nossas empresas, possam deixar suas crianças em segurança.
Além do pedido das providências, o encontro também tratou sobre a importância da conscientização das empresas na adoção das medidas sanitárias e de distanciamento social, incluindo o reforço do pedido para que colaboradores respeitem as normas e não realizem aglomeração após o expediente também.
*Divulgação AEFW