Com o objetivo de reduzir custos ao município e descartar corretamente, a Administração Municipal e o Rotary Club Frederico Westphalen/Barril, firmaram uma parceria para a instalação de Ecopontos de recolhimento de vidros. O primeiro já foi colocado na Praça da Universidade Regional Integrada (URI), campus de Frederico Westphalen, na quarta-feira, 18, e outros quatro ainda serão instalados em pontos estratégicos da cidade. O Parque de Exposições Monsenhor Vitor Batistella servirá como Centro de Armazenamento, possuindo um ecoponto maior.
Foram investidos R$ 4,8 mil com recursos do Rotary Club para a fabricação dos equipamentos. Metade do valor foi repassado pela entidade frederiquense e o restante destinada pelo Rotary Internacional. No total, seis Ecopontos serão fabricados.
A presidente do Rotary Club Frederico Westphalen/Barril, Elisângela Fontana Binotto, destacou a importância das causas ambientais para a entidade.
— Um dos pilares do Rotary Club é a preservação do meio ambiente. Então, procuramos a prefeitura para criarmos uma parceria que viesse de encontro com os objetivos do nosso clube e para suprir uma necessidade da Administração. Assim, criamos uma campanha que é extremamente importante para o município — , afirma.
O descarte do vidro é um problema não apenas para o município, mas também para o Consórcio Intermunicipal de Gestão de Resíduos Sólidos (Cigres), de Seberi, que recebe, mensalmente, de dez a 15 toneladas de vidro por mês apenas de Frederico Westphalen.
Conforme o secretário de Meio Ambiente, Giovani Cândito, o recolhimento dos vidros será feito por uma empresa parceira, em moldes semelhantes ao recolhimento do lixo eletrônico, e não haverá custos ao município.
— Esta parceria com o Rotary Club é muito importante para Frederico Westphalen, pois vai resolver um problema ambiental e também vai reduzir custos para o município e para o Cigres, pois o vidro é um material pesado, de difícil manuseio e baixo valor comercial —, pontuou.
O recolhimento dos vidros, tanto nos Ecopontos quanto no Centro de Armazenamento, será feito pelo Grupo SLS Brasil, de Passo Fundo.
Como todas as ações relacionadas à gestão de resíduos do município, o projeto Recicla Frederico também é parceiro nessa ação.
O que pode ser descartado:
Garrafas de vidro
Potes de vidro
Copos de vidro
Vidros de portas e janelas
O que não deve ser descartado:
Tubos de televisão
Pára-brisas