Administração de Frederico Westphalen adota estratégias de segurança nas escolas

Diante do ataque em escola ocorrido no município de Blumenau (SC), a Administração Municipal de Frederico Westphalen convocou todos os órgãos de segurança do município para uma importante reunião, que aconteceu na manhã de ontem, 6 de abril, no Gabinete do Prefeito, para abordar assuntos relacionadas à  segurança de toda a comunidade escolar.

Na oportunidade, o prefeito José Alberto Panosso, o vice-prefeito João Vendruscolo, e as secretárias da Administração e Educação, Marizete Frozzi e Maria Cristina Aita, destacaram as principais preocupações da Administração e anunciaram que, a partir da próxima semana, todas as escolas municipais terão guardas, uma ação emergencial em prol da segurança das escolas. Estes servidores receberão treinamento especial.  Além disso, também foram ressaltadas medidas que já estão em vigor, como as câmeras de segurança instaladas em todas as instituições de ensino.

Os presentes também debateram sobre possíveis estratégias e medidas que poderão ser tomadas junto ao Poder Executivo. Sendo assim, a partir da próxima segunda-feira, dia 10, será realizado um mapeamento por parte dos órgãos de segurança, com as equipes da Prefeitura, para avaliar a estrutura de todas as escolas do município, com intuito de realizar um protocolo/diagnóstico geral com sugestões de melhorias para um ambiente escolar mais seguro. Posteriormente, será realizada uma reunião com professores, servidores, estudantes, pais e demais membros da comunidade escolar.

Além disso, outras medidas sugeridas serão estudadas pela Administração, como a possível criação de um Conselho de Segurança Escolar e o espelhamento das Câmeras instaladas em frente às escolas no sistema de monitoramento da Brigada Militar e Polícia Civil, levando em consideração a inovação e serviços de inteligência, conforme o grupo de segurança escolar repassar.

Para o prefeito Panosso, todas essas medidas serão tomadas para que a comunidade escolar se sinta mais segura. O vice-prefeito João Vendruscolo também ressaltou a importância desta tomada de decisões imediata. “Nós não vamos nos render ao medo e nem à violência. Nossas crianças, precisam do ambiente escolar, por isso, vamos dar continuidade às atividades escolares de forma segura”, destaca.