Os sete Prefeitos Empreendedores, agraciados com o Prêmio Sebrae, destacaram as ações desenvolvidas em seus municípios, na quarta-feira, 9. Entre eles, o prefeito de Frederico Westphalen, José Alberto Panosso. As iniciativas foram apresentadas durante o tradicional evento “Tá na Mesa”, promovido pela Federasul, em Porto Alegre
Após uma série de homenagens aos 50 anos do Sebrae e pronunciamentos, Panosso foi quem deu início às apresentações do evento que também contou com a participação dos prefeitos de Panambi,Farroupilha, Rio Grande, Novo Hamburgo, Campo Bom e Santiago.
Entre os destaques apresentados pelo gestor frederiquense, está o projeto Frederico Compra Mais e Empreendedorismo e Muito Mais, que trata das ações desenvolvidas pela Sala do Empreendedor, além dos benefícios para a economia local que estas iniciativas proporcionaram, já que 48% das compras do município são adquiridas de fornecedores locais.
– Somente no período de janeiro a 31 de outubro deste ano, 603 empresas foram registradas, ou seja, nos 10 primeiros meses de 2022 mais de 600 empresas abriram em Frederico Westphalen. Dessas, 55% são MEI’s, 15% são ME, 15% são LTDA, os outros 15% são os demais tipos de empresas. O Trabalho e os programas que realizamos em nossa gestão buscam dar toda a condição para o desenvolvimento dos negócios existentes em nosso município e também atrair novos investimentos – destacou Panosso.
Além disso, o prefeito também ressaltou a descentralização das ações da Administração, já que a Sala do Empreendedor também leva suas atividades aos bairros do município com o projeto Sala do Empreendedor no Bairro, onde leva uma série de informações ao encontro dos empreendedores, além de cursos e treinamentos on-line. “São muitas ações que desenvolvemos e temos para 2023 um conjunto de novas ações a serem implantadas com foco no desenvolvimento do setor empresarial e produtivo de nosso município com muita inovação”, finalizou Panosso.
Uma comitiva frederiquense também esteve prestigiando a apresentação do prefeito Panosso, composta pelo secretário de Indústria, Comércio e Turismo, Alessandro Molossi e o assessor jurídico Jonathan Carvalho. Estiveram presentes também os empresários Leonir Balestreri, Simonia de Oliveira, Rogério Vargas e Mauro da Rosa, além do diretor regional da Federasul e representante da ACI de Nonoai, Carlos Alberto Merigo.
Na oportunidade, Panosso também entregou uma réplica da Catedral Santo Antônio (cartão-postal do município) e a revista de FW ao presidente da Federasul, Anderson Trautman Cardoso.