Um dos ocupantes do ônibus da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) que tombou em uma ribanceira, na RSC-453, em Imigrante, ficou 1h30 prensado embaixo da carcaça do coletivo até ser resgatado, conforme a comandante dos bombeiros voluntários do município, Caroline Hauschild. Sete pessoas morreram.
“Ficou cerca de 1h e meia com a estrutura do ônibus prensando ele, em cima. Foi mantido pelas equipes médicas do município e da região com vida, e retirado depois de 1h30 debaixo da estrutura do ônibus”, afirmou a bombeira voluntária.
O veículo transportava estudantes e professores do curso de Paisagismo do Colégio Politécnico da UFSM na manhã de sexta-feira (4). O grupo iria realizar uma visita técnica ao cactário Horst.
Conforme as autoridades, 26 pessoas ficaram feridas no acidente e foram encaminhadas para hospitais em Teutônia, Estrela e Lajeado. Na manhã desta segunda-feira (7), oito seguiam internadas. No total, 33 pessoas estavam no ônibus, segundo a Brigada Militar (BM).
Durante o resgate, os socorristas utilizaram uma retroescavadeira para estabilizar o veículo e evitar novos deslizamentos.
A principal hipótese levantada é a falha nos freios. A Polícia Civil abriu inquérito para investigar oficialmente as causas.
Os feridos
Hospital de Caridade (Santa Maria)
- Denise Estivalet Cunha e Fernanda Gonçalves de Menezes estão estáveis, conforme última atualização da instituição de saúde.
Hospital Universitário de Santa Maria
- Terezinha Maria Vendrusculo, Gabriela Dalcin Marques e Karina Vieira Dias Rego estão estáveis e não correm risco de morrer, segundo boletim da manhã desta segunda-feira (7)
Hospital Bruno Born (Lajeado)
- Marília Milani, Emerson Andrade dos Santos e Eliane Ravazi Matos estão hospitalizados no local. Todos estão estáveis.
As vítimas
- Dilvani Hoch, de 55 anos
- Elizeth Fauth Vargas, de 71 anos
- Fátima E. R. Copatti, de 69 anos
- Flavia Marcuzzo Dotto, de 44 anos
- Janaina Finkler, de 21 anos
- Marisete Maurer, de 54 anos
- Paulo Victor Estefanói Antunes, de 27 anos
O acidente
O acidente aconteceu depois que o ônibus com alunos e professores tombou em uma ribanceira na RSC-453, em Imigrante, no Vale do Taquari. O ônibus saiu de Santa Maria, e a viagem fazia parte de uma atividade letiva.
O acidente aconteceu a cerca de 850 metros do destino final, entre os quilômetros 3 e 4 da rodovia, pouco antes das 11h. O primeiro chamado que os bombeiros voluntários receberam foi às 10h48.
Segundo o Comando Rodoviário da Brigada Militar (CRBM), o veículo transitava no sentido Teutônia–Imigrante, quando saiu da pista pelo lado esquerdo e caiu de uma ribanceira de 52 metros de altura, capotando diversas vezes.
O motorista, que sobreviveu, relatou ter perdido os freios após uma curva, conforme a secretária de Saúde de Imigrante, Joice Horst. A polícia investiga o acidente.
Fonte: g1 RS
Foto: Reprodução/Redes sociais