A edição de novembro do Canta Frederico acontece neste sábado, 23, às 19h, no Campo de Society Rola Bola, no Núcleo 5, em Frederico Westphalen. O evento é idealizado pela Rádio Comunitária, apoiado pela Lei Aldir Blanc, e promove a cultura na região. A noite frederiquense será comandada por artistas locais que levarão canções gaúchas, sertanejas e outros estilos musicais, Conheça os músicos que se apresentarão neste sábado:
Erineo Francisco Frozza
Erineo Frozza, 76, é natural de Frederico Westphalen e canta há 60 anos. O início no mundo musical se deu à influência da família, composta por músicos, ele foi um dos idealizadores do grupo Chapéu de Palha e do grupo Amigos da Viola. O músico trabalha como Luthier, fabricante de instrumentos musicais, violas e violões. No sábado, Erineo cantará “Porta do Mundo” e “Pretinho Aleijado”, de Peão Carreiro e Zé Paulo, além de Pout-Porri de Pagodes, e afirma que o evento é uma boa oportunidade para mostrar um pouco da música sertaneja raiz.
Rafael Luis Dalla Nora
Rafael, 32, é natural de Frederico Westphalen, mas atualmente mora em Taquaruçu do Sul, O cantor iniciou no mundo da música aos 7 anos, cantando e tocando violão, e no sábado tocará as músicas dos anos 90 e 2000, que começou a tocar em 1999, são elas: “Enquanto o sol brilhar”, de Matogrosso e Mathias, “Felicidade que saudade de você” e “Preciso ser amado”, de Zezé di Camargo e Luciano. Quanto à expectativa para o Canta Frederico, Rafael afirma que será um evento muito bom, e que espera que existam muitas edições, criando uma tradição na cidade.
Gonzalo Prudkin
Gonzalo, 47, é natural da cidade de Paraná, na Argentina, e atualmente mora em Frederico Westphalen. A sua história com a música iniciou na Escola Coral Provincial Número 1 Mário Monti, em sua cidade natal, aos 20 anos, quando cantou pela primeira vez. Atualmente, faz aulas de técnica vocal, e faz apresentações em Frederico Westphalen. As músicas escolhidas por Gonzalo são: “Lamento Boliviano”, dos Enanitos Verdes, e “De música Ligera”, de Soda Stéreo, ambas canções espanholas. Quanto às expectativas, Gonzalo acredita que será uma experiência interessante estar presente com outros músicos locais, e se apresentará acompanhado da Banda Brazucas.
Voice Trio
Felipe Rodrigues, Larine e Micael Milani Sarmento, são naturais de Seberi, e se apresentarão como um trio, conhecido como “Voice Trio”. A expectativa para o Canta Frederico é muito boa, visto que é uma experiência para os cantores, além de mostrar o talento do trio para toda a comunidade, fazendo com que todos os conheçam. As músicas escolhidas pelos cantores, são: “Um século sem ti”, de Mato Grosso e Mathias, “Equivocada”, de Traia Véia”, e “Por um minuto”, de Bruno e Marrone.
Igor Marques e Rafael
Igor Marques, 28, é natural de Seberi e canta há 10 anos. O cantor iniciou no mundo da música pois gostava de cantar, e descobriu o evento Canta Frederico, através de um amigo. Rafael, 30, mora em Frederico Westphalen e canta há 15 anos. A dupla se conheceu em um jantar entre amigos e começaram a cantar no mesmo dia, e desde então, se apresentam juntos. As músicas escolhidas pela dupla são: “Hoje eu sei”, de João Paulo e Daniel, “Página de amigos”, de Chitãozinho e Xororó, e “Vida vazia”, da dupla Bruno e Marrone.
Douglas e Marcos
Douglas Bernardo de Oliveira, 25, e Antônio Marcos de Oliveira, 39, são naturais de Frederico Westphalen, e cantam desde criança, influenciados pela família que sempre esteve ligada à música. A dupla começou a se apresentar em festivais e atualmente cantam músicas do sertanejo raiz, são elas: “Desatino”, dos cantores João Paulo e Daniel, “Meus pedaços”, de Duduca e Dalvan, e “Frente a frente”, da dupla Mato Grosso e Mathias. Douglas e Antônio refletem que o Canta Frederico será bom para divulgar o trabalho da dupla, mas também como um jeito de incentivar outras pessoas a cantarem.
Texto: Isabeau Cotrim