Essa semana foram concluídas as obras de esgotamento pluvial do Loteamento Núcleo VI. De acordo com o Secretário Municipal da Coordenação e Planejamento, Diego Bertoletti da Rocha, os alagamentos do local ocorriam devido a falta da insfraestrutura de drenagem, processo que aconteceu no período em que foram construídas as casas.
“Há 5 anos atrás o loteamento foi construído, entretanto, a infraestrutura de drenagem nunca foi instalada e a de esgotamento sanitário não era adequada. Em 2013 foi refeita a estrutura de esgotamento e deixamos para um segundo momento fazer a drenagem, devido ao custo elevado”, comenta o secretário.
Para solucionar o problema, a Administração Municipal realizou uma drenagem adequada para o volume de água da chuva que se acumula naquele local, dando o escoamento necessário, sendo executada por empresa terceirizada. Já a drenagem interna dos lotes foi realizada pela Secretaria Municipal de Obras, Viação e Serviços Urbanos.
A Rua 111 do núcleo VI apresentava uma tubulação de 30 cm e encontrava-se entupida, devido ao acúmulo de lixo doméstico no sistema de drenagem. Para evitar os constantes alagamentos foram instalados tubos de 60 cm. “A comunidade que sofria com constantes alagamentos recebeu essa nova tubulação, o cuidado agora é para não deixar o lixo doméstico acumular novamente na tubulação, pois mesmo aumentando os tubos para um melhor escoamento, o cuidado é essencial para evitar posteriores transtornos com grandes quantidades de chuva”, acrescenta o secretário
A moradora do Núcleo VI, Noeli L. Pereira, acredita que o problema dos alagamentos foi solucionado no local, “antes era complicado, a última chuvarada que deu entrou água pra dentro de casa, os móveis molharam, mas agora acreditamos que vai melhorar, pois com essas obras não vamos ser mais prejudicados”.
ASCOM – Prefeitura de Frederico Westphalen