Egressa da UFSM/FW vence prêmio nacional

Mariana Juliani da Silva Portal, egressa do curso de Relações Públicas do Campus da Universidade Federal de Santa Maria em Frederico Westphalen (UFSM/FW), conquistou o Prêmio Professor Guaracy Vieira de Melhor Dissertação em Administração Rural, concedido pela Sociedade Brasileira de Economia, Administração e Sociologia Rural (SOBER). Atualmente doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Agronegócios (PPGAGR) da UFSM, Mariana destaca-se pela trajetória acadêmica dedicada ao desenvolvimento do setor agropecuário.

A dissertação foi selecionada por uma banca avaliadora da SOBER como a melhor do país na sua área. A premiação será realizada no dia 28 de julho de 2025, às 16h30, durante o 63º Congresso da SOBER, na Universidade de Passo Fundo (UPF), no Rio Grande do Sul. No dia seguinte, 29 de julho, Mariana participará de uma Sessão Organizada para apresentar o trabalho premiado.

Pesquisa investiga adesão de produtores rurais ao e-commerce

Intitulada “Marketplace nos agronegócios: fatores que influenciam o uso e adesão do e-commerce entre produtores rurais gaúchos”, a dissertação analisou o avanço do comércio eletrônico no meio rural, com foco em plataformas digitais especializadas, os chamados marketplaces.

A pesquisa teve como objetivo central identificar os fatores que influenciam a decisão dos produtores rurais de adotar ou não o e-commerce. Para isso, foram aplicados dois questionários: um direcionado a produtores que já utilizam essas plataformas e outro para aqueles que ainda não aderiram à tecnologia. A análise resultou na formulação e validação de um modelo teórico de adesão ao e-commerce no setor agropecuário.

Segundo Mariana, o trabalho busca contribuir para a compreensão dos desafios e oportunidades envolvidos na digitalização do agronegócio. “A proposta foi entender se existe adesão aos mercados eletrônicos e, além disso, mapear os fatores que influenciam a atitude de usar o e-commerce no agro. Isso permite criar diretrizes mais assertivas para o desenvolvimento dessas plataformas”, explica.

Planos para o futuro

Atualmente doutoranda no PPGAGR, Mariana busca ampliar sua atuação no agronegócio e, ao mesmo tempo, contribuir para a formação de novos profissionais. Ela destaca que pretende unir carreira acadêmica e mercado de trabalho, atuando como Relações Públicas no setor e ensinando a outros jovens sobre o poder transformador da educação.

 

Texto: Conrado Araujo, bolsista da Agência de Notícias da UFSM

Revisão: Gracieli Fernandes, Divisão de Divulgação Institucional da UFSM/FW