Os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) são serviços do Sistema Único de Saúde (SUS) que atendem às necessidades de saúde mental da comunidade por meio de uma equipe multiprofissional. Composta por médico psiquiatra, psicólogo, assistente social e profissionais de enfermagem, essa equipe oferece atendimento especializado a pessoas com transtornos mentais graves e persistentes, incluindo dependentes químicos, promovendo a reabilitação psicossocial.
Mais do que um local de tratamento, o CAPS é um espaço de acolhimento. “Ele existe para cuidar e ajudar as pessoas a encontrarem novos caminhos para viver melhor”, destaca Dariane Copatti Casali, coordenadora da unidade de Frederico Westphalen.
Atualmente, a unidade de Frederico Westphalen conta com um grupo de tabagismo e está planejando o retorno do grupo de arteterapia. “É como um porto seguro para quem enfrenta tempestades na mente e no coração”, afirma Casali.
Apesar de sua importância, o serviço enfrenta desafios, sendo o tabu em torno da saúde mental um dos principais problemas já que o preconceito dificulta tanto a busca por tratamento quanto a continuidade do acompanhamento necessário.
Além disso, há obstáculos estruturais que impactam a qualidade do atendimento. Um dos principais problemas é a falta de um espaço adequado, já que a unidade funciona em um imóvel alugado. No entanto, há um projeto para a construção de uma nova sede, planejada conforme as normativas do serviço, que foi cadastrada no programa Novo PAC do Governo Federal.
O atendimento no CAPS é gratuito e acessível a toda a população. Para ser atendido, basta apresentar um documento com foto, o cartão do SUS e um comprovante de residência. A unidade de Frederico Westphalen está localizada na Rua Dr. Tranqüilo Damo, 72, no centro da cidade, com funcionamento das 8h ao meio-dia e das 13h às 17h. Para mais informações, entre em contato pelo telefone (55) 3744-1290.