A Secretaria Estadual da Educação (Seduc) do Rio Grande do Sul anunciou, nesta terça-feira (25), que as aulas estão mantidas na rede estadual, em meio a terceira onda de calor que atinge o estado. Na última sexta-feira (21), o sindicato que representa os professores estaduais, o CPERS, havia pedido o cancelamento das aulas devido às temperaturas altas.
A pasta e o sindicato se reuniram na manhã de terça para debater o assunto. A secretária da Educação, Raquel Teixeira, destacou que, em casos excepcionais relacionados ao calor, as escolas devem informar às Coordenadorias Regionais de Educação (CRE) para avaliação e possíveis decisões em comum acordo.
“Suspender as aulas nunca deve ser a primeira alternativa. Todo esforço deve ser feito para manter a criança na escola”, afirmou a secretária.
Ainda na sexta, a Seduc enviou orientações às escolas sobre como agir em caso de temperatura elevada, incluindo a alteração no período de início e saída das aulas, bem como o funcionamento das atividades:
- Antecipar ou adiar o horário de entrada e saída para evitar os momentos mais quentes do dia;
- Não realização de atividades físicas diante de picos de calor;
- Ampliação do acesso à hidratação, adaptação do cardápio da merenda escolar;
- Reorganização das atividades ao ar livre, priorizando espaços cobertos e ventilados.
Ano letivo começou atrasado por conta do calor
No dia 9, a Justiça do Rio Grande do Sul atendeu ao pedido do sindicato para adiar o início das aulas na rede devido à previsão de calor extremo e falta de estrutura adequada para suportar altas temperaturas em escolas da rede.
O ano letivo iniciou dias mais tarde, no dia 13, para cerca de 700 mil alunos matriculados em 2.320 escolas.
Onda de calor
O Rio Grande do Sul passa pela terceira onda de calor no ano. É o que aponta a Climatempo, que divulga alerta de grande perigo e grau máximo valendo desde sábado (22).
A previsão tem influência na elevação das temperaturas em todas as regiões do estado pelo menos até a próxima quinta-feira (27). Há, inclusive, possibilidade de temperaturas batendo recordes em alguns municípios.
Fonte: g1 RS
Foto: Reprodução/RBS TV