Pessoas com dívidas podem ir, a partir de desta segunda-feira até 31 de março, a qualquer uma das 884 agências dos Correios no RS para consultar e negociar seus débitos. O mutirão nacional de combate à inadimplência recebe o reforço dos Correios, que se une à Serasa, Febraban e mais 1.456 empresas que oferecem descontos de até 99%, parcelamento de até 72 vezes e a possibilidade de limpar o nome e aumentar a pontuação do Serasa Score na hora.
O atendimento não tem qualquer cobrança de taxa. Basta que o titular apresente um documento oficial com foto para conferir as ofertas disponíveis, escolher quais contas deseja pagar e decidir entre quitar à vista ou parcelar conforme seu orçamento. No país, há um total de 602 milhões de ofertas disponibilizadas por bancos, financeiras, empresas de telefonia e internet, lojas e varejo, faculdades e concessionárias de contas básicas, como água, energia e gás. No Rio Grande do Sul, há um total de 25 milhões de dívidas com percentuais de descontos concedidos especialmente para este Feirão.
“A parceria com os Correios, que tem agências em todos os municípios do país, permite que consumidores menos digitalizados ou aqueles que não renunciam ao atendimento presencial tenham a oportunidade de visualizar suas dívidas e avaliar a possibilidade de pagar cada uma delas”, diz Thiago Ramos, especialista em educação financeira que estará na agência de Correios Partenon, na avenida Bento Gonçalves, 2080, em Porto Alegre, nesta terça-feira, para orientar e também para apoiar atendentes dos Correios.
“A rede humanizada e capilarizada dos Correios novamente está à disposição das brasileiras e brasileiros que necessitam de um apoio mais próximo para esse serviço tão importante oferecido pela Serasa. Nossa equipe está treinada para ajudar os cidadãos que querem resolver suas pendências financeiras com um atendimento prático e rápido”, disse o presidente dos Correios, Fabiano Silva dos Santos.
Endividamento no Rio Grande do Sul:
- 40,87% da população gaúcha adulta está inadimplente; a média brasileira é de 45,94%.
- Cada endividado no estado tem, em média, 4 dívidas.
- RS tem 3,6 milhões de CPFs com contas atrasadas: 4 em cada 10 adultos.
- Total somado das dívidas no estado é de R$ 21,3 bilhões
- Endividamento médio dos consumidores chega a R$ 5.900.
- Faixa etária de maior endividamento: 34% entre 41 e 60 anos.
- O segmento de bancos e cartões figura como o maior motivo de inadimplência (30,46% das dívidas).
- Segundo pesquisa da Serasa, gastos inesperados (22%) aparecem como principal motivo do endividamento no estado, seguido pelo desemprego (18%).
- Compras de supermercado (alimentos) aparecem como principais gastos no cartão de crédito do gaúcho, representando 57% do total.
- 38% dos endividados no Rio Grande do Sul têm dívidas há mais de dois anos.
- No Rio Grande do Sul, 38% já contrataram empréstimo para pagar contas básicas de água, luz e gás.
- 39% dos gaúchos acreditam que vão conseguir pagar suas dívidas.
- Na região Sul, 23% dos consumidores endividados estão buscando por negociação de dívidas em prol da estabilidade financeira.
Fonte: Correio do Povo
Foto: Correios