Proficiência em matemática – 4º ano
O resultado mostrou que o estado gaúcho teve média de 455,4 na proficiência em matemática no 4º ano, acima da média nacional de 400.
Outros seis estados ficaram acima da média do Brasil: Minas Gerais, Paraná, São Paulo, Santa Catarina, Distrito Federal e Goiás . O pior desempenho foi de Tocantins, com 334,8 pontos.
Embora tenham se destacado no cenário brasileiro, essas unidades da federação ainda ficaram consideravelmente abaixo da média internacional de 503 pontos .
Rio Grande do Sul – 455,4
Minas Gerais – 422,7
Paraná – 421,6
São Paulo – 417,5
Santa Catarina – 412,9
Distrito Federal – 407,1
Goiás – 400,4
Bahia – 400
Espírito Santo – 397,6
Paraíba – 394,8
Proficiência em matemática – 8º ano
O Rio Grande do Sul também teve a melhor colocação na proficiência em matemática em relação aos estudantes do 8º ano, com 414,3 pontos . A média do país foi de 378 pontos.
Neste caso, mais nove unidades federativas ficaram acima da média nacional: Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, Santa Catarina, São Paulo, Rio Grande do Norte, Espírito Santo, Bahia e Distrito Federal . A pior colocação foi do Maranhão, com 312,5 pontos.
Mas, assim como a categoria anterior, os estados brasileiros também ficaram abaixo da média internacional de 478 pontos.
Rio Grande do Sul – 414,3
Minas Gerais – 403,7
Paraná – 397,6
Rio de Janeiro – 394,9
Santa Catarina – 393,6
São Paulo – 393
Rio Grande do Norte – 390,8
Espírito Santo – 385,3
Bahia – 384,6
Distrito Federal – 383,9
Escola pública x Escola privada
Em geral, o desempenho das escolas privadas e federais foi melhor do que o das escolas estaduais e municipais. Veja a comparação:
Proficiência em matemática – 4º ano
Privada – 469,7
Federal – 460,9
Estadual – 388,1
Municipal – 381,9
Brasil – 400
Proficiência em matemática – 8º ano
Privada – 469,9
Federal – 467,3
Estadual – 371,2
Municipal – 348
Brasil – 378
Os dados do Timms estão de acordo com as pesquisas mais recentes. O Anuário Brasileiro da Educação Básica 2024 , por exemplo, mostrou que apenas 3,7% dos alunos da 3ª série do ensino médio da rede pública tiveram aprendizagem adequada em matemática em 2021.
O Pisa (Programa Internacional de Avaliação de Estudantes, na sigla em inglês) 2022 , revelou que os estudantes brasileiros estão mais ansiosos com matemática , o que prejudica o aprendizado na disciplina.
Resultado em ciências
O Timms ainda avalia o domínio de ciências dos estudantes. O Brasil teve resultado muito semelhante ao de matemática, com destaque para o Rio Grande do Sul e médias abaixo dos números internacionais .
Esta foi a primeira vez que o Timms foi aplicado no país. A pesquisa contou com a participação de 44,9 mil estudantes de escolas públicas ou privadas em todo o país, sendo que 22.130 estavam matriculados no 4º ano do ensino fundamental e, o restante, no 8º ano.
Segundo o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), o país atingiu taxas de participação de pelo menos 75% em ambos os anos.
Fonte: CNN Brasil