Um temporal que atingiu o município de Doutor Maurício Cardoso, na Região Noroeste do Rio Grande do Sul, fez com que uma barragem transbordasse, uma ponte fosse destruída, estradas ficassem debaixo d’água, lavouras alagadas e comunidades isoladas na quinta-feira (28).
De acordo com a prefeitura da cidade, choveu em 24 horas cerca de 276 milímetros – o dobro da média histórica do mês na região.
O Executivo Municipal não confirmou casos de pessoas feridas ou que precisaram sair de casa, mas equipes da Defesa Civil fazem o levantamento dos estragos e estão em campo para ações emergenciais.
“Barragens transbordaram, mas nenhuma se rompeu, suportaram o volume de água. Sem vítimas, mas com danos muito fortes que trarão muitas dificuldades a toda comunidade. Sem acesso e condições de fazer transporte escolar, sem acesso aos produtores de leite e pontes, pontinhos, bueiros e estradas completamente destruídas”, disse o prefeito Marino Pollo.
De acordo com a Climatempo, precipitações excessivas não são incomuns nos meses quentes do ano: sob ar muito quente e úmido de origem tropical, como foi o caso, podem se produzir eventos excepcionalmente fortes de precipitação com acumulados extraordinários em curto período.
Fonte: g1 RS