O curso de Relações Públicas da Universidade Federal de Santa Maria, campus Frederico Westphalen (UFSM-FW), celebra seus 15 anos de história em 2024 com um evento no dia 2 de dezembro, às 18h30min, na Associação Empresarial de Frederico Westphalen (AEFW). A ocasião reúne estudantes, professores e egressos para uma programação focada nas transformações e tendências da área de Relações Públicas.
O evento inclui uma mesa-redonda mediada pela Profª Drª Lana Campanella, trazendo discussões sobre a evolução da área. A programação inclui ainda a palestra da Profª Drª Andreia Athaydes, mestre em Management e Marketing Estratégico pela UCES/Argentina e doutora em Comunicação Organizacional pela Universidade de Málaga, em cotutela com a USP. A egressa do curso e mestranda em Comunicação pela UFSM, Raquel Klauck, também participa, compartilhando sua trajetória e o impacto da formação em RP na sua carreira.
Para fortalecer o vínculo, o evento congrega confraternização e integração promovendo networking e troca de experiências. Com mais de uma década de atuação, o curso de Relações Públicas da UFSM-FW segue formando profissionais preparados para atuar nas mais diversas áreas da comunicação, contribuindo para o desenvolvimento e inovação no setor.
Implementado em 2009, o curso de Relações Públicas da UFSM/FW é ofertado na modalidade Bacharelado – Presencial, com funcionamento em turno integral. Reconhecido pela qualidade acadêmica, obteve a nota máxima (5) pelo Ministério da Educação (MEC) em 2015, renovando essa excelência em 2023, o que reforça seu compromisso com uma formação de qualidade e o consolida como um polo de referência em comunicação e gestão no sul do país. Com um corpo docente composto por professores doutores, o curso oferece um currículo atualizado e projetos de extensão, pesquisa e ensino, proporcionando aos alunos uma formação atualizada. Iniciativas como o Observatório da Comunicação de Crise, a revista Conexão RP e o projeto ComunicareRP permitem que os estudantes apliquem os conhecimentos teóricos na prática, desenvolvendo habilidades profissionais ainda durante a graduação.
Aberto ao público, o evento é uma oportunidade para refletir sobre a relevância da formação em Relações Públicas e celebrar o impacto do curso na comunidade acadêmica e profissional. Como parte do convite distribuído a imprensa, materiais foram preparados para representar os 15 anos do curso de Relações Públicas: um jogo da memória com palavras e imagens que representam momentos do curso, um copo de café que simboliza conexões estabelecidas ao redor de uma mesa de café, e um QR code que direciona para uma versão editável do release, facilitando a personalização para diferentes mídias e públicos.
Por: Júlia Gonsalo e Júlia Weber