Grêmio busca empate no fim contra o Juventude, e ambos seguem ameaçados

No clássico gaúcho dos desesperados, o próprio desespero triunfou. Com Arena lotada na noite desta quarta-feira, Grêmio e Juventude empataram em 2 a 2 pela 34ª rodada do Brasileirão e seguem ameaçados de rebaixamento. Os donos da casa pareciam embalados a fazer a festa diante de 40 mil pessoas depois de Braithwaite abrir o placar logo aos dois minutos de jogo. Mas o time alviverde empatou aos 50 do primeiro tempo com Mandaca. Logo no começo da etapa final, Lucas Barbosa virou para o Ju. Na sequência, Marchesín salvou o Tricolor ao defender pênalti cobrado por Gabriel Taliari. Como punição, aos 48 Cristaldo bateu cruzado em uma falta lateral, e João Lucas desviou contra o patrimônio.

Primeiro tempo

O primeiro tempo foi de muita transpiração e pouca inspiração. Mesmo assim, logo aos dois minutos, Braithwaite, em contra-ataque, abriu o marcador após passe açucarado de Diego Costa. Depois disso, o jogo foi marcado por muitos erros e poucas chances reais de gol. No entanto, já no apagar das luzes, depois de falta da intermediária, Mandaca deixou tudo igual para o Ju em cabeçada no canto do goleiro Marchesín.

Segundo tempo

O Juventude chegou à virada logo aos seis minutos, quando Gustavo Martins afastou mal em frente à área, bateu cabeça com Dodi, e a bola sobrou para Mandaca deixar Lucas Barbosa na cara do gol. O atacante deu um leve toque para encobrir Marchesín. Mas o goleiro seria importantíssimo minutos depois, quando Reinaldo derrubou Jadson na área. Gabriel Taliari cobrou o pênalti no canto esquerdo, e o argentino caiu bem para defender. A partir daí, os donos da casa se jogaram ao ataque, no desespero e sem organização. A insistência funcionou aos 48. Em cobrança de falta lateral, Cristaldo deu um chute cruzado e contou com desvio de João Lucas para conferir o empate do alívio.

Como fica

O empate não serve para ninguém na luta contra o rebaixamento. O Grêmio caiu para 13º, agora com 40 pontos. O Juventude conseguiu sair da zona da degola, subiu para 38 pontos, na 15ª colocação. Ambos podem perder um posto caso o Fluminense vença o Fortaleza no fechamento da rodada, na quinta-feira.

Marchesín evita o vexame

O Grêmio saiu na frente logo no começo da partida e tinha tudo para fazer um duelo tranquilo. Mas não foi o que ocorreu. Sofreu a virada com gols sofridos no fim do primeiro tempo e início do segundo. Graças novamente a Marchesín, não sofreu o terceiro em pênalti cobrado por Gabriel Taliari. Após o empate no fim, as vaias tomaram conta da Arena.

Punição com gol contra

O Juventude manteve a estratégia com correção durante os 90 minutos. Não se entregou após o gol sofrido aos dois minutos. Teve forças para empatar e virar o placar. Mas o pênalti perdido por Gabriel Taliari derrubou o ânimo da equipe. Aceitou a pressão gremista e foi punida no desvio de João Lucas após chute cruzado de Cristaldo aos 48 minutos do segundo tempo.

Fonte: ge RS