Legislativo entrega Mérito Farroupilha Barril ao casal Marcelino e Alda Rizzotto

O casal tradicionalista Marcelino e Alda Rizzotto foi homenageado pelo Poder Legislativo de Frederico Westphalen na terça-feira, 5, em ato realizado no Plenário Hilário Piovesan. Na oportunidade, foi entregue a Condecoração Mérito Farroupilha Barril, em reconhecimento às contribuições do casal à preservação, valorização e desenvolvimento da cultura e tradição gaúcha no município. 

Seu Marcelino e Dona Alda estiveram entre os cinco indicados à premiação deste ano, que foi entregue pela Câmara em Sessão Ordinária realizada no Parque de Exposições, no mês de setembro, durante o 44º Acampamento Farrapo. Na ocasião, o casal não conseguiu estar presente por motivos de saúde e a entrega precisou ser remarcada para nova data. 

Além das placas, entregues pelo presidente Leandro Mazzutti e o vereador Jacques Douglas de Oliveira, dona Alda também recebeu um buquê de flores das mãos da vereadora Aline Ferrari Caeran e Seu Marcelino uma cuia do vereador Raul Pazuch da Silva. Os parlamentares representaram todas as quatro bancadas da Casa Legislativa. “É uma alegria enorme recebermos vocês na Câmara, para celebrarmos a vida, uma vida de dedicação ao tradicionalismo e fortalecimento da cultura gaúcha. Deixamos aqui, em nome de todos os vereadores, o nosso muito obrigado”, disse Mazzutti. “Precisamos continuar trabalhando para levar o tradicionalismo em frente, ajudando as comunidade e entidades no que elas precisarem. Estamos de braços abertos. Gratidão pela homenagem”, agradeceu Rizzotto.

 

Um legado ao tradicionalismo

Marcelino Rizzotto nasceu em 09 de agosto de 1941, em Passo Fundo, mas é frederiquense de coração. Filho de Angelo Rizzotto e Dileta Enderle Rizzotto, foi peão do CTG Pé no Chão, duas vezes patrão do CTG Rodeio da Querência, em 1995 e 1996, do qual por anos participou da patronagem da entidade gauchesca. Ao lado de sua esposa, Alda Pazuch Rizzotto, foi professor de dança de salão gauchesca por mais de 30 anos, formando cerca de 5 mil alunos. 

Em 2023, foram os patronos do 43º Acampamento Farrapo de Frederico Westphalen. Seu Marcelino também foi presidente da APAE por seis anos, entre 2008 e 2013. Ainda como contribuição, fez parte da Comissão que adquiriu a sede da campeira, juntamente de outros tradicionalistas gaúchos na década de 1990.

Já Alda Pazuch Rizzotto nasceu em 06 de fevereiro de 1949, em Frederico Westphalen, filha de Luiz Pazuch Sobrinho e Onorina Girardi Pazuch. Conheceu o CTG somente depois de casada, quando Seu Marcelino já fazia parte do tradicionalismo. Foi aí que a Dona Alda começou a fazer a sua pilcha e foi no primeiro jantar gauchesco no Clube Harmonia. Amante da dança, sempre participou dos cursos de dança do CTG.

Também fez parte da patronagem do CTG Rodeio da Querência, como patroa, ao lado de Marcelino, além de participar na organização e vivenciar o Sarau de Prendas do CTG. Alda conta que participava de muito bailes de CTG da região, juntamente da gauchada que se locomovia através de ônibus para participar das festividades.

Casados há quase 60 anos, tiveram duas filhas Marcia Regina e Andrea, além de tem três netos, Laís e Pedro e Dora. 

Nascido e criado em uma família apaixonada pelo tradicionalismo gaúcho, Marcelino Rizzotto começou como frequentador de bailes, rodeios e demais eventos e hoje, ao lado da sua esposa Alda, o casal em si é reconhecido no cenário gauchesco inspirando outros a seguirem o mesmo caminho de cultuar o tradicionalismo da cultura gaúcha.