Nos dias 30 e 31 de outubro, a Creluz participou do seminário ESGCoop, realizado no auditório da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), em Petrolina-PE. A convite da Organização das Cooperativas do Brasil do Estado de Pernambuco (OCB-PE), a cooperativa apresentou suas principais iniciativas e práticas em um evento que reuniu mais de 100 dirigentes de cooperativas de diferentes ramos.
Durante o seminário, a Creluz compartilhou suas experiências em gestão, inovações e práticas sustentáveis, com destaque para o projeto de mobilidade elétrica e as iniciativas ambientais conduzidas no horto florestal. Além de abordar a atuação da Creluz na produção de energia limpa, a cooperativa expôs como desenvolve a gestão de indicadores de sustentabilidade, reforçando o papel da responsabilidade socioambiental em seu modelo de negócios.
Outro tema de destaque foi a contribuição das cooperativas na transição energética, essencial para um futuro mais sustentável. Nesse contexto, foram debatidas estratégias para diversificar negócios e ampliar práticas que promovam a sustentabilidade, além de iniciativas de intercooperação entre cooperativas para fortalecer o cooperativismo no Brasil.
O evento se focou no aprofundamento de temas centrais como ESG (Environmental, Social, and Governance), governança e gestão cooperativa. A programação também incluiu painéis e discussões sobre como as cooperativas podem estabelecer e monitorar indicadores de sustentabilidade, avaliar seu desempenho ambiental e social, e identificar oportunidades de colaboração entre cooperativas de diferentes ramos.
Com uma programação dinâmica e a presença de representantes de cooperativas de todo o país, o seminário ESGCoop foi uma oportunidade valiosa para a Creluz consolidar suas práticas e aprender com outras experiências de sucesso no cooperativismo brasileiro.