No dia 11 de outubro de 2024, o professor Jones Machado, do curso de Relações Públicas da Universidade Federal de Santa Maria, campus Frederico Westphalen (UFSM/FW), participou de uma entrevista sobre a área de gestão de crise com os(as) estudantes do curso. A ocasião permitiu que os(as) alunos(as) aprendessem mais sobre uma das possibilidades de atuação do(a) relações-públicas. Desde 2015, a disciplina de Gestão de Crise é ofertada na graduação de Relações Públicas da UFSM/FW, curso que completa seus 15 anos em 2024.
Jones afirma que o profissional de Relações Públicas é o mais capacitado para realizar a gestão de crises. O papel do relações-públicas é realizar a comunicação antes, durante e depois de uma crise, o que já mostra a importância desse profissional para conduzir essas situações. Apesar das frequentes crises que ocorrem nas empresas diariamente, há uma escassez nas pesquisas do ramo , e esse campo ainda não está em um patamar satisfatório, mas fornece várias oportunidades de trabalho. Para o professor do Curso de Relações Públicas da UFSM/FW , os alunos que também querem se inserir nessa área das Relações Públicas devem se especializar, consumir conteúdos relacionados a esse ramo de trabalho e procurar vagas compatíveis.
O professor destaca que o curso de Relações Públicas da UFSM/FW é um dos únicos a possuir a disciplina de Gestão de Crise. Isso mostra a preocupação da universidade em oferecer uma formação atualizada e adaptada às tendências e exigências da área, o que é feito ao longo dos 15 anos de existência do curso. Segundo Jones, é na prática que o(a) aluno(a) realmente percebe a importância dessa disciplina. Para ele, celebrar os 15 anos do curso é comemorar o desenvolvimento local e regional, o avanço da comunicação nas empresas, a evolução dos(as) estudantes e o processo de conviver e aprender com eles.
Fonte: Aline Eduarda Iora, acadêmica de Relações Públicas – UFSM/FW